terça-feira, 15 de março de 2016

Rede elétrica e iluminação da Praça Central Dedê Serpa ficarão desativadas durante obras de revitalização

A Praça Central Dedê Serpa será revitalizada. Até a conclusão das obras, a rede elétrica e a iluminação do ponto de encontro lourenciano permanecerão desligadas. A rede está inativa desde a segunda-feira (14).

A arquiteta da Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente, Rita Marimon, explica que o desligamento ocorre devido a rede elétrica da Praça Central Dedê Serpa ser subterrânea e que serão realizadas diversas escavações no local. “A medida tem como objetivo evitar que acidentes como choques elétricos ocorram, tanto com os trabalhadores da obra como a comunidade em geral que freqüenta a praça” – afirma.

Rita destaca que a obra prevê a recuperação e reparos nas antigas luminárias, além da instalação de novas luminárias. Durante o período em que a rede elétrica e as luminárias permanecerão desligadas, um ponto de energia elétrica será disponibilizado para os feirantes que comercializam seus produtos na praça durante as quartas-feiras e sábados. Os feirantes que precisam utilizar a energia elétrica devem levar extensão.

Foto: Henrique Jalil/DECOM

Na terça-feira (15), funcionários da empresa vencedora da licitação, Tratare Construções LTDA, trabalham na identificação do espaço e da rede elétrica e hidráulica do chafariz.  Um dos principais atrativos da Praça Central Dedê Serpa, concluído em 1971 e desativado devido ao deterioramento dos encanamentos e do sistema sonoro, o chafariz voltará a funcionar. A fonte será totalmente recuperada, com a reforma das instalações elétricas e hidráulicas e pintura. Além dos jatos d’água, a fonte contará com iluminação colorida e sonorização.

Serão investidos R$ 848.848,58 (oitocentos e quarenta e oito mil oitocentos e quarenta e oito reais e cinquenta e oito centavos), recursos próprios da Prefeitura, na pavimentação das circulações, eliminação de degraus e criação de rampas,  drenagem das circulações, união de alguns canteiros, aumentando a área com vegetação e plantio de grama, de árvores nativas em substituição às exóticas, além de roseiras e azaleias, promovendo o resgate paisagístico da praça. A iluminação da praça será melhorada com a instalação de luminárias altas e baixas.

O espaço também receberá novos bancos, lixeiras, bicicletários e equipamentos de ginástica ao ar livre. O mobiliário existente deverá ser reparado. A área de recreação infantil será reformada. Os sanitários receberão pintura externa e interna. O abrigo de ônibus e o ponto de transbordo do transporte coletivo urbano será instalado em outro local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário