Na tarde de quinta-feira (09), o prefeito Daniel Raupp participou de uma reunião promovida pela Associação de Municípios da Zona Sul (Azonasul) com o objetivo de debater os problemas causados pelos cortes de verba e atrasos nos repasses do Governo do Estado na área da saúde. Raupp é vice-presidente da entidade. As 23 prefeituras que integram a região enfrentam dificuldades na área da saúde, principalmente para manter leitos e hospitais com atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Foto: Kariza Barros/Azonasul
Em São Lourenço do Sul, o atraso de aproximadamente R$ 2 milhões nos repasses do Governo do Estado, agravam a crise financeira enfrentada pelo município. A Prefeitura tem enfrentado dificuldades para manter alguns serviços. Para não interromper a prestação de serviços, a Administração Municipal repassou através de convênio com a Santa Casa de Misericórdia R$ 1.496.133,54 (um milhão quatrocentos e noventa e seis mil cento e trinta e três reais e cinquenta e quatro centavos), recursos livres, referentes à execução dos programas Estratégia da Saúde da Família, Saúde Bucal, Saúde Quilombola, Primeira Infância Melhor (PIM), Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), SAMU, Redução de Danos, CAPS Álcool e Drogas, e agentes comunitários de saúde. A Prefeitura aguardava pela reposição deste valor pelo Governo do Estado, que não manifesta possibilidade de pagamento.
Diversos municípios suspenderam alguns procedimentos e outros serviços foram reduzidos. Também participaram da reunião representantes dos municípios de Aceguá, Arroio do Padre, Arroio Grande, Candiota, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Chuí, Herval, Jaguarão, Morro Redondo, Pedro Osório, Pelotas, Pinheiro Machado, Piratini, Rio Grande, Santana da Boa Vista, Santa Vitória do Palmar, São José do Norte e Turuçu. Também estiveram presentes os deputados estaduais Zé Nunes (PT), Pedro Pereira (PSDB), Miriam Marroni (PT) e Catarina Paladini (PSB). Na ocasião, foi realizado um levantamento sobre a atual situação dos municípios que integram a Azonasul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário