terça-feira, 21 de julho de 2015

Direitos dos povos tradicionais pomeranos serão debatidos em audiência pública

Com o intuito de posicionar os pomeranos da Serra dos Tapes, na região turística da Costa Doce, no Sul do Brasil, no contexto da política nacional de direitos aos povos tradicionais, o gabinete do deputado estadual Zé Nunes (PT), realizou reunião nesta segunda-feira (20), para organizar a audiência pública que discutirá a identidade da população pomerana. A audiência será realizada no salão da Comunidade Evangélica Picada Moinhos, na Coxilha do Barão, interior de São Lourenço do Sul, dia 14 de setembro, às 18h.

Foram tratadas questões como resgate histórico, valorização de autoestima, fortalecimento de laços históricos, preservação de memória e identidade, enaltecendo hábitos, costumes e vocações tradicionais. 


De acordo com o deputado estadual Zé Nunes (PT), proponente da audiência, o intuito é deflagrar um processo de mobilização para a auto declaração dos pomeranos. “O foco da nossa audiência pública será a apresentação da política nacional de direitos aos povos tradicionais com ênfase nos pomeranos. Preservar está cultura transformando em vetor de desenvolvimento local com inclusão social e produtiva”, explicou.

Temos a responsabilidade geracional de trabalhar para constituir uma rede brasileira formal de cidades pomeranas. Assim, vamos expandir oportunidades, garantir direitos e enaltecer efetivamente a identidade deste povo honrado e trabalhador”. Esta é a avaliação do chefe de gabinete do deputado, Zelmute Marten, que foi secretário do Turismo de São Lourenço do Sul.

O coordenador do Núcleo Educamemória, da Furg, copromotor da audiência, Carmo Thum, defende a importância de se tratar a política nacional numa dimensão de relações propositivas ao desenvolvimento regional. “É a primeira iniciativa consistente para o povo pomerano a nível estadual. Será um instrumento muito importante para nossa luta”, comemorou.

Danças, vestimentas, métodos de trabalho com a agricultura familiar, utilização de ervas como uso medicinal, gastronomia, pesca, modo de plantar, modo de organizar a propriedade, relação com o mundo constituem esta identidade e o pertencimento a cultura pomerana.

Participaram do encontro o coordenador do Educamemoria da FURG, representantes do Campus Furg em São Lourenço do Sul, e das administrações municipais de São Lourenço do Sul, Turuçu e Canguçu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário