sábado, 18 de novembro de 2017

Schirmer apresenta SIM a municípios da Zona Sul

O secretário Cezar Schirmer apresentou, nesta sexta-feira (17), o Sistema de Segurança Pública Integrada com os Municípios (SIM) para representantes da Zona Sul do Estado. O evento aconteceu em Pelotas e teve participação de 14 cidades integrantes da Associação de Municípios da Zona Sul (AzonaSul).
Schirmer destacou o projeto de cercamento eletrônico e videomonitoramento para aprimorar o alcance das forças policiais e promover a integração entre os municípios. “Precisamos unir esforços para garantir o uso inteligente das tecnologias existentes a favor da Segurança Pública”.
Participaram da reunião, representantes de Jaguarão, Pelotas, Rio Grande, Chuí, Herval, Pedro Osório, Arroio Grande, Santana da Boa Vista, Morro Redondo, São José do Norte, Piratini, Pinheiro Machado, Turuçu, Capão do Leão, Cerrito e São Lourenço do Sul. O objetivo foi demonstrar que a integração entre as esferas de governo é a melhor forma de estabelecer políticas públicas efetivas.
O secretário participou também de uma reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal em Pelotas. A prefeita do município, Paula Mascarenhas, apresentou o programa Pacto Pelotas pela Paz, com indicadores oficiais e pesquisa de vitimação no município.
Schirmer elogiou a iniciativa realizada pelo município. “Pelotas pode se tornar um case de sucesso entre o poder público e a sociedade, um exemplo para o estado”, completou.

SIM/RS
O Sistema de Segurança Integrada com Municípios do Rio Grande do Sul (SIM/RS), lançado em abril deste ano, estabelece obrigações mútuas entre o estado e os parceiros, como instituições vinculadas, secretarias estaduais, municípios, órgãos da esfera federal e entidades da sociedade civil.
A adesão ao sistema é feita de acordo com a estrutura disponível, sem a necessidade de criação de novas estruturas ou órgãos que onerem custos aos cofres públicos. Esta adesão ao sistema não é padronizada, mas construída com base na estrutura disponível do Estado e do município ou instituição proponente, com o intuito de explorar ao máximo a capacidade operacional dos agentes envolvidos.
Entre as possibilidades estão a integração de sistemas, o compartilhamento de infraestruturas tecnologias, a troca de informações voltadas ao combate da criminalidade, a construção de uma doutrina única de capacitação e qualificação aos agentes da Segurança Pública, a adoção de políticas antidrogadição e a reinserção de apenados na sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário