segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Catadores de Lixo recebem orientações para evitar focos do Aedes Aegypti

Foi realizado recentemente uma reunião na Secretaria de Saúde com os catadores de lixo. A reunião foi um fruto da mobilização que o Município fez para identificar pontos críticos e possíveis criadouros do Aedes Aegypti, onde contou com a participação de outras secretarias como: Obras, SEPLAMA, Educação e Turismo, quando foi visitado cinco bairros para repassar as orientações e cuidados que cada um deve ter com o seu ambiente para que o Município fique livre da presença do mosquito Aedes e evidentemente sem a Dengue, Zika e Chikungunya.

Durante a mobilização foram identificados alguns pontos críticos, que foram visitados posteriormente pelos fiscais da área da vigilância ambiental, do SEPLAMA e da Secretaria de Obras. Estes fiscais fizeram um levantamento da situação e diagnóstico e indicaram o que deveria ser feito, e dentre as estratégias pensadas, ficou definido que seria mais objetivo também chamar os catadores para conversar e passar as informações necessárias sobre a organização do lixo acumulado no seu pátio e entorno.
A citada reunião com os catadores aconteceu então na segunda-feira (13) com a presença de alguns, onde foi pactuado com os mesmos o compromisso de que até o final do mês será organizado o material, verificando o que é possível aproveitar para reciclagem ou venda no comércio e o que irá ser descartado. Foi combinado com o Secretário de Obras, que o que não tiver uso comercial será colocado em container ou na calçada, a administração irá fazer a coleta para evitar que se tenha grande quantidade de lixo acumulado, prejudicando a saúde, além de trazer transtornos e problemas para os vizinhos. A reunião foi positiva, e irá ser monitorado se de fato o compromisso pactuado será executado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário