sexta-feira, 23 de junho de 2017

IBGE lança Censo Agropecuário na Emater/RS-Ascar em Porto Alegre

Um novo Censo Agropecuário será realizado em todo o país e o lançamento dessa pesquisa no RS aconteceu na manhã desta sexta-feira (23/06), na sede da Emater/RS-Ascar, em Porto Alegre. Participaram autoridades civis e militares, além de servidores da Extensão Rural e Social e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que conduzirá o processo que iniciará dia 1º de outubro, se estendendo até final de fevereiro de 2018.
Com o slogan “O Brasil precisa do Censo Agro, o Censo Agro precisa do Brasil”, mais de 18 mil pessoas serão contratadas para coletar informações em todo o país, sendo 2.200 do RS, abrangendo 425 mil estabelecimentos recenseados no RS e, no Brasil, 5,3 milhões de estabelecimentos. A pesquisa será digitalizada e os estabelecimentos, georreferenciados, dando agilidade ao processamento, análise e divulgação dos resultados, previstos para a partir de março do próximo ano.
“Estamos lançando o Censo em todas as capitais, solicitando o apoio de diversas instituições, como a Emater, cuja parceria é fundamental para o nosso trabalho, que tem como objetivo a constituição de um cadastro de estabelecimentos agropecuários”, destaca José Renato Braga de Almeida, chefe da Unidade Estadual do IBGE do RS. O chamado Censo Agro foi lançado na segunda-feira (19/06) em Curitiba e na sexta-feira que vem (30/06) será em Goiânia.
O último Censo Agropecuário foi realizado em 2006. “Por falta de recursos, o Censo foi adiado e neste ano o questionário a ser aplicado está mais enxuto, caracterizando a produção, mencionando as tecnologias, o uso da terra, a mão-de-obra, a comercialização, o meio ambiente e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) de cada estabelecimento”, cita Antônio Carlos Simões Florido, gerente técnico do Censo Agropecuário 2017.
Sobre a caracterização de agricultor familiar, Almeida explica que não haverá esse detalhamento, mas que o enquadramento será pelas características da propriedade. “Pretendemos atualizar os dados todos os anos, a partir de pesquisas agropecuárias sequenciais”, antecipa.
“Respeitando as diferenças regionais, precisamos atender os anseios do agricultor”, avalia o presidente da Emater/RS, Clair Kuhn, ao destacar que “a base do trabalho do IBGE é os públicos que assistimos e é onde está a riqueza do nosso país”. Kuhn também defende a construção de políticas públicas para o meio rural, a partir dos dados levantados pelo IBGE.
Da mesma opinião é o secretário em exercício da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Iberê Orsi, ao avaliar a credibilidade dos dados do IBGE, “que nos permite planejar, monitorar e construir políticas públicas”.
O diretor técnico da Emater/RS, Lino Moura, ressaltou a importância das informações obtidas pelo IBGE e anunciou a realização de uma capacitação de técnicos da Emater/RS-Ascar para a utilização eficiente das informações do Instituto. “A partir dos dados, conseguimos fazer os planejamentos”, disse.
Ao final do encontro, a senadora Ana Amélia Lemos prestigiou o lançamento, defendendo a credibilidade da Emater/RS-Ascar e a parceria com o IBGE na condução do Censo Agro 2017.

Foto: Rogério Fernandes

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

Nenhum comentário:

Postar um comentário