sexta-feira, 19 de setembro de 2025

Presidente Lula critica a PEC da Blindagem


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou duramente, nesta quinta-feira (18), a aprovação da PEC da Blindagem na Câmara dos Deputados. Segundo ele, a proposta que amplia a imunidade judicial para parlamentares "não é uma coisa séria" e desvia o foco das reais prioridades do país, como saúde, educação e trabalho.

A PEC da Blindagem, aprovada na terça-feira (16), traz mudanças que dificultam a punição de deputados, senadores e presidentes de partidos, incluindo a possibilidade de voto secreto para prisão de parlamentares. Parlamentares do Centrão e de outros grupos defendem a proposta, afirmando que ela restaura regras da Constituição de 1988, mas críticos apontam que a medida cria novas blindagens.

No Senado, a proposta enfrenta resistência de diversas bancadas, incluindo o MDB e o PSD. O presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Otto Alencar (PSD-BA), classificou a PEC como "desrespeito" ao eleitor e defendeu que o texto seja rejeitado no Senado. O líder do MDB, Eduardo Braga, também anunciou voto contrário, classificando a PEC como um retrocesso para a democracia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário