domingo, 17 de agosto de 2025

Resiliência climática, nova estação metereológica será construída na próxima semana

A parceria entre a administração municipal de São Lourenço do Sul, a Universidade Federal do Rio Grande, Instituto Nacional de Metereologia e o Ministério da Agricultura inicia nesta semana de 18/08 a instalação de uma estação metereológica nova no município. A informação é comemorada pelo gestor municipal de São Lourenço do Sul,  Zelmute Marten (PT).

Para eles este momento, através do trabalho da equipe da secretaria municipal de Obras, concluindo a infraestrutura (foto) para a instalação do equipamento, que será de suma importância para a estratégia de resiliência climática. 

"Está conquista é resultados de uma das nossas primeiras agendas em Brasília ainda na transição de governo. Os sensores da estação vão captar instantaneamente as variações atmosféricas, como temperatura e umidade do ar, radiação atmosférica, precipitação, direção e velocidade do vento, e pressão atmosférica. Pela primeira vez, passarão a ser registradas também a temperatura e a umidade do solo", relatou o Prefeito de São Lourenço do Sul. 

As estações transmitem os dados por sinal de internet e, em caso de indisponibilidade, por satélite. Em operação de rotina, os dados serão captados e transmitidos com intervalo de uma hora. No entanto, as estações são capazes de transmitir em intervalos de 15 minutos, o que auxiliará no monitoramento e na prevenção de eventos extremos. 

"O fortalecimento de nossa governança climática será de suma importância para a consolidação das ações de prevenção, adaptação e mitigação dos efeitos dos eventos climáticos extremos. Estamos trabalhando para construir um futuro de paz, esperança e de oportunidades na terra de todas as paisagens. O diálogo é a nossa natureza!", destaca o prefeito de São Lourenço do Sul,  Zelmute Marten (PT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário