Gerido pelos artistas Ana Flor e Fábio Abbud, Alumiar tem sede em Cristal e atua na região centro-sul do RS
Devido à relevância de sua atuação no campo das artes visuais do Rio Grande do Sul, o coletivo Alumiar recebeu no último sábado, 16, o prêmio AEERGS Artes Visuais. A homenagem, promovida pela Associação dos Escultores do Rio Grande do Sul (AEERGS), tem o objetivo de dar visibilidade a iniciativas e pessoas que contribuem ativamente, de forma ampliada, para a promoção da cultura no estado.
Realizado anualmente, o Prêmio AEERGS é o único reconhecimento de abrangência estadual dedicado às artes visuais, e em 2025 contemplou 11 categorias. Alumiar foi destaque em “Coletivo Independente”, ao lado de nomes como Leandro Machado (Difusão Cultural), Instituto Zoravia Bettiol (Institucional), Ateliê Um (Ensino de Arte) e Kelvin Koubik (Arte Pública), entre outros. A cerimônia aconteceu na sede da associação, em Porto Alegre, com coquetel e exposição de arte que integraram a programação do Dia Estadual do Patrimônio.
Coordenado pelos artistas visuais Ana Flor e Fábio Abbud, Alumiar existe desde 2011, com atividades desde 2013 no município de Cristal/RS, onde mantém uma casa de arte. O local é considerado o único espaço cultural independente dedicado às artes visuais na região centro-sul do estado aberto à visitação, com um acervo de mais de 140 obras contemporâneas de 60 artistas, com paridade de gênero.
Ana Flor e Fábio atuam de forma independente realizando exposições, oficinas, laboratórios criativos e diversas ações de fomento e promoção da arte e da cultura, em parceria com outros artistas e profissionais gaúchos. Seus projetos buscam a democratização do acesso à arte, da fruição e da criação.
Ana Flor destaca o simbolismo que o prêmio representa para a trajetória do coletivo. “Existem muitos limites para quem produz arte no interior e a conquista desse prêmio recebido na capital, por uma instituição representativa de artistas de todo o estado, fortalece a arte da região e premia indiretamente todas as pessoas que participam das nossas ações”, assegura.
Fábio observa que a premiação aconteceu em um mês que já é, por si só, de celebração, quando o Alumiar completa 14 anos de atividades, 12 deles em Cristal. “A atuação do Alumiar perpassa por nossa produção autoral, pela criação de oportunidades para artistas visuais do estado, pela valorização das culturas formadoras das identidades da costa doce gaúcha. Dessa forma, receber um reconhecimento pelo nosso trabalho reafirma que a nossa atuação tem feito diferença no cenário local e estadual”, afirma.
Nesse momento, a dupla está desenvolvendo o projeto Casa Convite, viabilizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc do Ministério da Cultura, com apoio da Secretaria de Estado da Cultura do RS (Sedac/RS), selecionado no edital 27/2024. Visando ampliar o acesso à arte, até o final do ano estão previstas oficinas de pintura, desenho e fotografia, e visitas escolares mediadas ao acervo em Cristal, além de exposições na casa de arte e outras instituições museológicas formais da região.
A agenda já está divulgada no site e as inscrições para a primeira oficina estão abertas. Saiba mais em https://www.alumiar.art.br/casa-convite
Acompanhe o coletivo e casa de arte Alumiar no Instagram @alumiar_atelie
Nenhum comentário:
Postar um comentário