domingo, 24 de agosto de 2025

CREPDEC 4 atualiza informações da Defesa Civil regional

 4ª COORDENADORIA REGIONAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL (CREPDEC 4) INFORMA:

Atualização Regional – Aviso Hidrometeorológico nº 39


Ocorrências 23/08/2025:

1. *São Lourenço do Sul*:  Chuvas intensas que atingiram o município desde o dia 22/08/2025, fizeram com que o Arroio São Lourenço saísse do seu leito normal afetando as residências que o margeiam, restando, conforme informações oriundas da Defesas Civil do município, que ainda efetua levantamento de dados, aproximadamente 39 desabrigados, 500 desalojados e aproximadamente 2.000 afetados. Os desabrigados foram encaminhados para o abrigo Comunidade Nossa Senhora de Fátima, onde permaneceram até o dia de hoje. Até o fechamento deste relatório, 10 pessoas permaneciam no abrigo. 

No dia 24/08/2025, a Coordenação de Proteção e Defesa Civil do Estado disponibilizou itens de ajuda humanitária para atendimento emergencial as pessoas afetadas, sendo 01 purificador de água, 200 cestas básicas, 200 colchões de solteiro, 200 kits de limpeza, 200 kits de higiene, 200 cobertores e 78 kits de roupas de frio (masculina, feminina e infantil). 

2. Turuçu: Chuvas intensas que atingem o município causaram alagamentos de ruas nas proximidades ao Arroio Turuçu. A Coordenação de Proteção e Defesa Civil municipal está fazendo o monitorando da área e está com equipe de prontidão para possíveis casos de remoção de pessoas. 

3. São José do Norte: as chuvas intensas que atingiram o município causou alagamentos e a interrupção da BR 101 no km 350, localidade Capão do Meio. Conforme informações atualizadas do Coordenador municipal, a estada já se encontra em condições normais de trafegabilidade e também foi vistoriada pelo DAER. 

4. Amaral Ferrador: as chuvas intensas que atingiram o município causaram alagamentos deixando aproximadamente 6 pessoas desalojadas. No interior do município pontes e bueiros ficaram danificados.  

Ocorrências 22/08/2025:

1. Pinheiro Machado: Chuvas intensas causaram o alagamento que deixou uma ponte em estrada vicinal submersa, impedindo o tráfego de veículos e pedestres.  

2. Jaguarão: As fortes chuvas resultaram no aumento do nível do Rio Jaguarão. A situação está sendo monitorada de perto pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC). 

A CREPDEC4 segue acompanhando de forma contínua a situação meteorológica e mantendo contato direto com os coordenadores municipais de proteção e defesa civil de cada localidade. Qualquer alteração será prontamente informada e divulgada. 

Fonte: *CREPDEC4

Nenhum comentário:

Postar um comentário