Na noite desta quarta-feira (19) ocorreu audiência pública proposta pelo Vereador Paulinho Pereira(PSDB) com sugestão do Grupo de Acreditar, através da representante Bruna Soares, para debater sobre os desafios e as perspectivas de acompanhamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Em São Lourenço do Sul seriam 104 casos confirmados e 31 com suspeita de TEA.
Para o autor da proposta, vereador Paulinho, a ideia do encontro foi para buscar soluções e iniciativas. Destacou que teve dois projetos seus sobre o tema vetados pelo Prefeito e que pretende que a Câmara derrube estes vetos. Ele lamentou a falta de representantes do Governo do Estado na audiência. "Esperava presença, ao menos, da coordenadoria de saúde, que não veio. Lamentável ", disse.
O Prefeito Rudinei Harter (PDT) acompanhou a audiencia e os pronunciamentos. Disse que há quatro anos começou a tratar do tema, e reconheceu a dificuldade de atendendimento. Disse que mesmo assim teve avanços como a equoterapia, programa Cuide (que tem 19 alunos com TEA) o TEAcolhe, e demais serviços. Falou que sofre cobranças do Ministério Público para os atendimentos mas os profissionais são escassos. Sobre os vetos disse que naquelas solicitações grande parte já é atendida a demanda. Sugeriu a criação de uma proposta multiprofissional para a política pública de atendimento municipal. Disse que gostaria de utilizar o espaço do Ginásio municipal para atendimento.
A representante do grupo Acreditar apresentou informações sobre o que é TEA e também os atendimentos necessários. Mesmo sabendo que existem ações municipais as mesmas estão ficando defasadas devido ao aumento dos casos. Especialmente atendimentos com fonoaudiólogo, terapia e outros. "A maior dificuldade é a linguagem, a comunicação. E nuitos não conseguem fono", relatou. "Peço mais empatia, mais dedicação. E deixo um questionamento , e se fosse seu filho(a)?", finalizou.
O Presidente da Câmara de Canguçu, vereador Luciano Bertinetti (MDB), foi um dos participantes do encontro. Citou leis de sua autoria no município, destacando a Semana de Conscientização ao Autismo. "É importante despertar este tema na comunidade", falou, dizendo ser uma boa possibilidade para São Lourenço do Sul, além das políticas de atendimento prioritário. Destacou que o estímulo deve ser diário, envolvendo poder público, famílias e toda sociedade.
O Secretário de Saúde de Turuçu, Marlon, também esteve no encontro e destacou a importância do encontro e a possibilidade de crescimento a todos. Na cidade de Turuçu, segundo ele, são 7 diagnósticos de TEA. "É preciso de políticas públicas com apoio do Estado e da União", falou.
Representantes da administração municipal fizeram, ainda, uma fala sobre a parte técnica dos projetos existentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário