Durante reunião do Conselho de Crise, formado por chefes dos Poderes, entidades comerciais, dirigentes de hospitais e representantes de universidades, nessa quarta-feira (17), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza (MDB), defendeu a flexibilização do uso de máscaras em ambientes externos. Segundo o parlamentar, os indicadores da Covid-19 no estado mostram a estabilização no número de casos e, com o avanço da vacinação, é possível discutir a revisão de protocolos, entre eles o uso de máscara nas ruas. “Temos evidências claras de que estamos em uma fase mais controlada da pandemia. Com ponderação, podemos atualizar as regras e protocolos de controle da doença”, afirma.
O presidente destacou o caso de cidades menores, que já alcançaram taxas de aproximadamente 90% de imunização da população, e poderiam tornar o uso de máscara facultativo nos ambientes externos, prática que já ocorre em outros países. “É um avanço importante que pode ser debatido e contar com posicionamento do Estado diante da Lei Federal 14.019, de julho de 2020, que prevê o uso obrigatório em espaços públicos, como ruas e praças" explicou.
Temporada de férias à vista
Com a proximidade do veraneio, Gabriel frisou a importância da adaptação das regras ao novo momento da pandemia, mantendo os devidos cuidados para que se evitem aglomerações. “Minha região, o Litoral Norte, nesta época recebe turistas em maior número. Precisamos ter o equilíbrio de protocolos flexíveis e compatíveis com o quadro sanitário e cautela para não vermos os casos aumentarem”, finalizou.
Estado altera protocolos sanitários de prevenção contra Covid-19
Durante o encontro do Conselho de Crise foram anunciadas atualizações nos procedimentos. Parte das normas vigentes passam a ser recomendações – com exceção de algumas regras obrigatórias que ainda deverão ser seguidas por todas as pessoas. Fica retirado, por exemplo, o teto de ocupação dos locais, tanto abertos como fechados, bem como a previsão de multas para descumprimento. No entanto, há quatro protocolos que deverão ser cumpridos. O decreto com o detalhamento será publicado até sexta-feira (19), com vigência a partir de 0h de sábado (20).
• Usar máscara bem ajustada e cobrindo boca e nariz, principalmente em locais fechados ou com maior número de pessoas;
• Manter e garantir o isolamento domiciliar de pessoas e seus contactantes com suspeita de Covid-19 até acesso à testagem adequada e, em caso de confirmação, evitar a realização de atividades fora de casa;
• Disponibilizar água e sabão ou álcool 70% para público e trabalhadores, para limpeza frequente das mãos;
• Apresentar o comprovante vacinal antes de entrar e para permanecer em eventos e atividades de maior risco ou aglomeração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário