quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Vice Tonho Lessa assume a Prefeitura temporariamente

Na manhã desta sexta-feira (28), o prefeito de São Lourenço do Sul, Rudinei Härter, transmitiu o cargo ao vice, Tonho Lessa, que fica no comando do Executivo pelos próximos dias. A transmissão de cargo ocorreu no gabinete da Prefeitura.

O prefeito Rudinei Härter viaja nesta sexta-feira a Genebra, na Suíça, onde defenderá a produção do tabaco tão importante para a economia dos estados do Sul do Brasil, assim como para São Lourenço do Sul. A viagem do prefeito que não terá custos ao Município foi autorizada pela Câmara de Vereadores por unanimidade no dia 17 de setembro.

O prefeito recebeu convite para participação na Conferência das Partes 8 (COP 8), que ocorre na Convenção-Quadro para Controle do Tabaco (CQCT), entre os dias 1º e 06 de outubro. O convite e todas as despesas de viagem estão a cargo da Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (AMPROTABACO), entidade da qual Härter é vice-presidente. O chefe do Executivo ficará ausente entre os dias 28 de setembro e 07 de outubro, contando períodos de evento e deslocamento.

Na COP 8,  o prefeito e a AMPROTABACO abordarão a importância da indústria do fumo para a região, o fomento da produção fumageira e a ampliação do apoio aos produtores. O fumo foi o segundo produto da pauta de exportações do Rio Grande do Sul em 2016. Já em 2017, a produção chegou a 19.183,895 toneladas. A região Sul do Brasil é responsável por 98% da produção brasileira segundo dados da Afubra. Com 154 mil produtores integrados, em um universo de aproximadamente 615 mil pessoas participantes do ciclo produtivo no meio rural, o tabaco soma uma receita bruta anual de R$ 5 bilhões.

Dados também da Afubra apontam que São Lourenço do Sul vem crescendo no cultivo, assumindo a segunda posição no ranking da produção nos três estados do Sul do Brasil. São 3.462 produtores, com uma safra de 14.433 toneladas no ano de 2016, ficando atrás unicamente de Canguçu, o que evidencia a importância da produção não apenas para a região, mas para a economia lourenciana que tem 60% do Produto Interno Bruto (PIB), oriundo do campo e, dentro deste universo, 65% com a produção de tabaco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário