segunda-feira, 5 de junho de 2017

2° CASO DE RAIVA EM SÃO LOURENÇO DO SUL

Na quinta-feira, dia 1° de Junho, foi confirmado o segundo caso de bovino positivo para raiva no município.

O diagnóstico com o resultado foi emitido pelo IPVDF (Instituto de Pesquisas Veterinárias  Desidério Finamor), localizado em Eldorado do Sul, local onde a mostra foi analisada.

PEDE-SE A TODOS OS PRODUTORES QUE VACINEM SEU REBANHO CONTRA A RAIVA

ENTENDA O 2° CASO
A Inspetoria de São Lourenço Do Sul, após ser notificada no último dia 22 de Maio, pelo produtor, dos sintomas e a suspeita de caso de raiva, passou a fazer o monitoramento do caso.
Após o óbito do animal, no ultimo dia 25 de Maio, sendo este 1 macho bovino com mais de 1 ano de idade, de propriedade do produtor E.M.D., na localidade de Sesmaria, procedeu-se a coleta do encéfalo do animal para análise laboratorial. Participaram da coleta a Fiscal Estadual Agropecuária e chefe da unidade local Debora Ponsati, juntamente com o Técnico Agrícola Paulo Cesar Gonçalves e a Estagiária e Técnica Agrícola Carla Behling.

1° CASO REGISTRADO RECENTEMENTE
A Inspetoria de São Lourenço Do Sul, após ser notificada no último dia 10, pelo produtor, dos sintomas e a suspeita de caso de raiva, passou a fazer o monitoramento do caso.
Após o óbito do animal, no ultimo dia 11, sendo este 1 fêmea bovina com 1 ano de idade, de propriedade de C.P., na localidade de Socorro, procedeu-se a coleta do encéfalo do animal para análise laboratorial. Participaram da coleta a Fiscal Estadual Agropecuária e chefe da unidade local Debora Ponsati, juntamente com o Técnico Agrícola Paulo Cesar Gonçalves e a Estagiária e Técnica Agrícola Jaíne da Silva.
Segundo informações do produtor, ele não vinha praticando a vacinação de seu rebanho contra a Raiva anualmente.
A Secretaria Municipal de Saúde também participou dando agilidade no encaminhamento da amostra para o laboratório, e a disponibilizará a vacinação das pessoas da propriedade que se envolveram no manuseio do animal após o surgimento dos sintomas.
Outras suspeitas já vinham sendo monitoradas e os materiais vinham sendo coletados, porem após serem analisados em laboratório os diagnósticos não foram positivos.

Saiba mais sobre sintomas e os cuidados no blog da Inspetoria Veterinária de SLS, CLICANDO AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário