Na última sexta-feira, 7, o Projeto de Desenvolvimento do Alto Camaquã foi pauta de audiência proposta pelo deputado federal Afonso Hamm, em conjunto com o secretário de Agricultura do Estado, Ernani Polo, com o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO), Paulo Schwab e demais representantes do setor da ovinocultura.
Durante a reunião, que contou com a presença do secretário executivo do Ministério da Agricultura, Eumar Novacki e do secretário de Mobilidade Social, do Produtor Rural e Cooperativismo do MAPA, José Dória foram apresentadas estratégias que estão sendo desenvolvidas para estimular o crescimento regional de forma integrada e sustentável.
A principal delas é a implantação de um frigorífico modular para atender a demanda de abate de ovinos e bovinos da região Alto Camaquã, que teve a construção do primeiro módulo confirmada pelo ministério dentro do programa Agro Mais Produtor Rural, que levará assistência técnica aos produtores e apoio ao cooperativismo.
Ao final do encontro ficou estabelecido a formação de um grupo de trabalho, cuja finalidade será dar encaminhamento ao assunto em Brasília. Hamm destacou que a partir da sinalização positiva do governo a ADAC, a ARCO, a Emater, a Embrapa e a secretária de Agricultura trabalharão em sintonia com o Ministério da Agricultura para garantir o andamento do projeto de desenvolvimento da região.
Constituída por 500 famílias pertencentes a 25 associações comunitárias de oito municípios, a ADAC tem como objetivo a construção compartilhada de projetos orientados pelos objetivos do desenvolvimento sustentável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário