Uma reunião na tarde desta sexta-feira (17) na prefeitura definiu ações para pressionar o governo federal pela conclusão da duplicação da BR-116, entre Pelotas e Guaíba, na Grande Porto Alegre.
Em torno de 30 pessoas, entre prefeitos, vereadores, representantes de entidades empresariais de Pelotas e Rio Grande, do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), do Porto de Pelotas, universidades, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Associação de Municípios da Zona Sul (Azonasul) estiveram presentes. Para concluir os 211 quilômetros restantes, segundo o DNIT, seriam necessários em torno de R$ 600 milhões. Valor bem acima do que prevê o orçamento deste ano para a obra: R$ 75 milhões. Com este valor, será possível finalizar aproximadamente 12% do total. Os serviços devem começar em abril.
"Precisamos definir uma estratégia comum de ação de todas as entidades aqui reunidas", definiu a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB). Sem representação expressiva no Congresso, a duplicação da BR-116 foi preterida pela bancada gaúcha - que optou por destinar volume maior de recursos para a segunda ponte sobre o Lago Guaíba.
Presidente da Azonasul, Favio Telis (PMDB), prefeito de Jaguarão, disse que sente-se no direito de cobrar do governo estadual e federal por serem do mesmo partido. "Não é só pela zona sul, mas para o desenvolvimento de todo o Estado.". Também estiveram presentes a prefeita de Turuçu, Selmira Fehrenbach (PMDB), e o prefeito de São Lourenço do Sul, Rudinei Härter (PDT).
Supervisor do departamento do DNIT em Pelotas, o engenheiro Vladimir Casa explicou que a obra é dividida em duas rubricas - uma sobre a duplicação e outra sobre o entorno de Pelotas e a segunda ponte sobre o Canal São Gonçalo. De acordo com ele, para 2017 estão garantidos R$ 59 milhões para a duplicação e R$ 15 milhões para as obras do entorno. Com os escassos recursos já garantidos, Casa disse que será possível o término de dois viadutos, um em Turuçu e outro na Barra do Ribeiro, além de liberar o tráfego de 40 quilômetros em locais praticamente prontos - 19 quilômetros no trecho entre Pelotas e Turuçu e outros 22 quilômetros na Barra do Ribeiro.
Ações
A reunião desta tarde definiu para o dia 13 de março encontro na Assembleia Legislativa entre representantes da Zona Sul e a bancada gaúcha na Câmara e no Senado. A ideia é somar força política para pressionar o DNIT e Ministério dos Transportes. (Diário Popular)
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