domingo, 11 de outubro de 2015

São Lourenço do Sul é referência em Saúde Mental

O Dia Mundial da Saúde é Mental é comemorado neste sábado (10). São Lourenço do Sul é referência na área e conta com  amplo quadro de profissionais da área da saúde para qualificar o atendimento. Através dos Centros Atenção Psicossocial (CAPS) acolhe e atende pacientes com transtornos mentais e usuários de álcool e outras drogas. 

O município possui três de CAPS para atendimento e acolhimento. O CAPS Nossa Casa é o segundo CAPS criado no país, fundado em 1988, e realiza atividades recreativas e culturais coma comunidade, oficinas, grupos terapêuticos, visitas domiciliares e atendimentos individuais com psicólogos, psiquiatras, médicos e assistentes sociais. O CAPS SACI atende crianças e adolescentes até os 23 anos de idade e o CAPS Pérola da Lagoa Álcool e Outras Drogas possui funcionamento 24 horas e acolhe dependentes químicos. 

Qualificando o atendimento no município, São Lourenço do Sul conta com o auxílio da Equipe Redução de Danos que através de abordagens dinâmicas busca conscientizar a população sobre as conseqüências do uso de drogas e promover ações junto às minorias. A equipe possui sede própria conhecida como espaço “Que Lugar é Esse?” e fica localizado na Rua Marechal Floriano Peixoto, nº 3.455. 

No atendimento e acolhimento, o município dispõe de 30 leitos de atenção integral na Santa Casa de Misericórdia e acolhe também os pacientes dos municípios da região. A coordenadora municipal de políticas da saúde mental, álcool e outras e drogas, Graziela Vasques explica que primeiro o paciente passa por uma avaliação dentro dos CAPS e caso seja necessário, é feita uma internação de curta duração. “Buscamos formas de humanizar os atendimentos em oposição ao uso de manicômios” – afirma.

Na luta pela defesa dos direitos em saúde mental e pela extinção dos manicômios, São Lourenço do Sul promove anualmente o evento Mental Tchê. Em 2015, o Mental chegou a sua 11ª edição e reforça a militância antimanicomial. O evento reúne trabalhadores da área de saúde mental, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), gestores, trabalhadores, residentes, estudantes e simpatizantes da causa durante três dias com palestras, painéis e oficinas que reforçam temas como a desinstitucionalização e o cuidado em relação ao uso de álcool e outras drogas.

O município foi contemplado com o projeto Percursos Formativos pelo Ministério da Saúde e recebe profissionais da área da saúde que desejam vivenciar e aprender as formas de trabalho desenvolvidas no município na área de saúde mental. Também recebe profissionais da residência multiprofissional em Saúde Mental Coletiva, desde 2012 e profissionais em residência médica em Psiquiatria desde 2014. Atualmente o município conta com  oito residentes na área. 

São diversas as ações que demonstram o cuidado e atenção dedicado pela administração municipal na área de saúde Mental. A Prefeitura parabeniza a todos os envolvidos na área de saúde mental do município!

Nenhum comentário:

Postar um comentário