Prefeito Daniel Raupp coordenou, na tarde de quinta-feira (15), uma reunião com agentes de governo atuantes na área de Defesa Civil. Na ocasião foi apresentado um levantamento preliminar dos prejuízos ocasionados pelas fortes chuvas que atingiram o município nos últimos dias, na zona urbana e rural, assim como a possibilidade de decretar situação de emergência. O deputado estadual Zé Nunes (PT) participou da reunião, colocando seu mandato a disposição para auxiliar a Prefeitura.
O prefeito Daniel Raupp destacou a agilidade, dedicação e voluntariado das equipes envolvidas no trabalho de prevenção, monitoramento e resposta durante os últimos dias. Segundo Raupp, os dados levantados pelas secretarias e coordenadorias irão subsidiar a elaboração do decreto de situação de emergência e também uma estratégia de curto, médio e longo prazo para a recuperação da infraestrutura do município. O prefeito discutiu um planejamento visando ações prioritárias para reparar a trafegabilidade nas vias e também a importância de prezar pelo bem-estar das pessoas, com uma rede integrada e sincronizada para tranquilizar a comunidade.
O secretário especial de Gabinete, Amilton Neutzling, destacou a importância do trabalho constante de monitoramento desenvolvido pela Prefeitura e seu impacto na comunidade. “Apesar das dificuldades, conseguimos manter um monitoramento permanente da situação das chuvas no município, assim como o nível do Rio São Lourenço e da Lagoa dos Patos, transmitindo de forma imediata as informações para a comunidade e agentes de governo encarregados das atividades, que prontamente atuaram com ações em drenagem urbana, na remoção dos atingidos para o abrigo e na execução de contenções” – afirma.
Neutzling destaca o apoio da comunidade e de entidades como o Corpo de Bombeiros e a Brigada Militar. O secretário municipal do Desenvolvimento Social e Habitação, Rodrigo Seefeldt, trabalha na elaboração do decreto de emergência.
O coordenador municipal de Defesa Civil, Iltom Kuhn, destaca que cerca de 40 pessoas foram retiradas de suas residências na última noite, 26 pessoas permanecem no abrigo mantido pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Habitação, na Comunidade Nossa Senhora da Medianeira, e outras pessoas alocadas na casa de parentes ou amigos.
Foto: Diego Freitas/DECOM
Na zona urbana, as áreas mais atingidas com alagamentos foi a margem direita do rio São Lourenço, a estrada para o Camping Municipal e a região dos balneários, com o alto volume de água e vento na Lagoa dos Patos. Foram registrados 307mm de precipitação em outubro, sendo que o previsto para o mês eram 130mm. O alto volume de chuvas no Rio Grande do Sul, aliado a queda de granizo e vento causou estragos nas vias e em redes de drenagem na zona urbana e no calçadão das praias das Ondinas, Nereidas e Barrinha, assim como a queda de pontes, estragos em bueiros e em estradas na zona rural, interrompidas em diversos pontos com água sobre a pista.
Na manhã de quinta-feira (15), equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR) distribuíram 200 metros de lonas aos atingidos pelo granizo na quarta-feira (14) e realizando o levantamento de danos. Outra equipe atua na recuperação da infraestrutura rural. A Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo (SMOU) trabalhou no apoio às ações desenvolvidas pela Prefeitura na área da Defesa Civil. A SMOU também trabalha no levantamento de danos nas vias da zona urbana e em reparos na infraestrutura. (Prefeitura SLS)
Nenhum comentário:
Postar um comentário