sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Força-tarefa da Prefeitura atua na recuperação da infraestrutura

As fortes chuvas que atingiram São Lourenço do Sul durante o mês de outubro causaram uma série de transtornos e danos a infraestrutura urbana e rural. Na tarde de quinta-feira (15), o prefeito Daniel Raupp coordenou uma reunião com o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Rafael Krüger Jorge, e o secretário adjunto de Obras e Urbanismo, Brunaldo Tessmann visando traçar estratégias de recuperação da infraestrutura em curto, médio e longo prazo.

Na zona urbana, as áreas mais atingidas com alagamentos foram a margem direita do rio São Lourenço, a estrada para o Camping Municipal e a região dos balneários, com o alto volume de água e vento na Lagoa dos Patos. Foram registrados 307mm de precipitação em outubro, sendo que o previsto para o mês eram 130mm. O alto volume de chuvas no Rio Grande do Sul, aliado a queda de granizo e vento causou estragos nas vias e em redes de drenagem na zona urbana e no calçadão das praias das Ondinas, Nereidas e Barrinha.
Equipes da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo (SMOU) trabalham desde cedo na sexta-feira (16), priorizando a recuperação das vias urbanas, reparos na infraestrutura e a limpeza, com foco a princípio nas praias. A SMOU também realiza ações visando o escoamento da água acumulada no balneário, para que retorne a Lagoa dos Patos. 
Segundo Tessmann, a SMOU prioriza os pontos mais críticos, considerando a grande demanda por reparos e a extensão das vias danificadas. “Estamos com duas patrolas nas ruas, com foco a princípio nas vias em que passa o transporte coletivo urbano. Ainda estamos tentando escoar a água acumulada, principalmente na região do Hotel das Figueiras, além da limpeza na área das praias” – afirma. Uma das patrolas atua no bairro Navegantes, executando a manutenção nas principais travessas. Outra trabalha na estrada da Camponesa.
O secretário explica que nas praias priorizará a limpeza. Para avaliar os danos e definir ações mais abrangentes de recuperação, ele afirma que é necessário aguardar o nível da Lagoa dos Patos baixar.

No interior, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR) constatou após as chuvas a  queda de pontes, estragos em bueiros e em estradas, interrompidas em diversos pontos com água sobre a pista. Na manhã de quinta-feira (15), equipes da SMDR distribuíram 200 metros de lonas aos atingidos pelo granizo na quarta-feira (14).

Apesar da crise financeira enfrentada pelo município, a SMDR realiza a manutenção na ERS 265. O serviço é de responsabilidade do Governo do Estado, através do DAER, mas como não tem sido realizado, deixando a via intransitável, a Prefeitura optou por fazer o serviço para atender a reivindicação da comunidade.
Prefeitura de São Lourenço do Sul
Departamento de Comunicação (DECOM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário