Na tarde de quarta-feira (08), São Lourenço do Sul sedia a realização de um seminário regional que abordará o tema “Políticas públicas integradas para a gestão de risco: o caminho da resiliência”. O evento, direcionado a gestores públicos, técnicos das prefeituras, agentes de defesa civil, comunidade acadêmica e a população em geral, será realizado a partir das 14 horas, no Clube Comercial.
O seminário é promovido pela Prefeitura, com apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS): Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (CEPED/RS) – Grupo de Gestão de Riscos e Desastres (GRID) e da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) – Centro de Engenharias. O objetivo do seminário é possibilitar uma discussão sobre as políticas públicas, com a gestão de risco como eixo norteador.
Na ocasião, São Lourenço do Sul receberá o certificado de adesão à Campanha Cidades Resilientes, da Organização das Nações Unidas (ONU). O assessor de Programas Sênior do Centro de Excelência para Redução dos Riscos de Desastres (CERRD/UNISDR), David Stevens apresentará a campanha, que tem como objetivo aumentar o compromisso político com a redução de risco de desastres e adaptações às mudanças climáticas entre os governos e prefeitos locais, através de meios de comunicação e atividades de sensibilização pública, e o desenvolvimento de ferramentas técnicas específicas para a evolução das capacidades. A iniciativa possibilita que o maior número possível de governos locais esteja preparado, formando uma rede participativa mundial com cidades com tamanhos, características e diferentes perfis de risco.
A abertura oficial do evento está prevista para as 14 horas, com a presença do prefeito Daniel Raupp e representantes do Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (UNISDR), do Ministério da Integração Nacional e do Governo do Estado. Em seguida, o professor Ph. D. Luiz Carlos Pinto da Silva Filho e a professora Dra. Alexandra Passuelo, da UFRGS/CEPED-RS/GRID) ministrarão a palestra “A importância da integração das políticas públicas na gestão de risco”.
Após, a arquiteta, Eloisa Giazzon, e a geógrafa, Heloise Canal, pesquisadoras do GRID/CEPEDRS apresentarão a palestra “O mapeamento de vulnerabilidade como subsídio de políticas públicas: estudo de caso de São Lourenço do Sul”. São Lourenço do Sul é um dos oito municípios inseridos no projeto, que possibilitará um conhecimento mais aprofundado da realidade e orientará políticas públicas e ações relacionadas principalmente ao planejamento urbano e a gestão de riscos.
Os professores doutores do Centro de Engenharias da UFPEL, Maurizio Silveira Quadro e Hugo Guedes apresentarão um estudo de caso sobre desastres ambientais na Região Sul. A Prefeitura de São Lourenço do Sul abordará ações integradas da gestão pública para a redução do risco de desastres. Após, a apresentação da Campanha Cidades Resilientes e a entrega do certificado de adesão ao município encerram o evento.
Os interessados em receber certificado devem se inscrever pelo site da Prefeitura www.saolourencodosul.rs.gov.br, clicando no banner do seminário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário