Propostas de intervenção para preservação de patrimônios históricos do município foram apresentadas pelos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) durante a manhã da última quarta-feira (08) no Espaço Municipal de Cultura.
Sob orientação da professora Ana Lúcia Costa Oliveira, doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional (PROPUR) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), os alunos deram inicio às atividades no mês de março. “Hoje acontece a apresentação dos levantamentos feitos pelos alunos de sete casas consideradas de grande valor histórico para o município. A disciplina trabalha com o plano diretor dos municípios e para São Lourenço do Sul as propostas analisam a Zona de Comércio Central e a Zona de Ocupação Inicial do município”, disse a professora Ana Lúcia.
O projeto desenvolvido pelos alunos integra o Núcleo de Estudos da Arquitetura Brasileira (NEAB) da UFPel. Os alunos tiveram como pontos de referência a Praça Central Dedê Serpa e as ruas do entorno com destaque a Rua Dr. Pio Ferreira – Igreja de Confissão Luterana, Igreja de Jesus, fundada em 1935; e a XV de Novembro – Coordenadoria Municipal de Cultura, prédio construído em 1919.
A atividade consistiu também em trabalho acadêmico para a disciplina de Técnicas Retrospectivas em Projetos de Arquitetura e Urbanismo. Os alunos foram divididos em seis grupos de pesquisa para propor avaliações sobre os seguintes temas: diretrizes principais para as vias; mobilidade urbana; acessibilidade; turismo; mobiliário urbano; e aparatos publicitários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário