segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

PRAIAS DA REGIÃO TERÃO PROTOCOLOS SANITÁRIOS ESPECÍFICOS

 

As altas temperaturas registradas neste inicio de janeiro e o fechamento das fronteiras com o Uruguai, por conta da pandemia do Coronavirus, acabam atraindo multidões  para as praias da região. As cenas de orlas lotadas e descumprimento das medidas de distanciamento social e de higiene coincidem com o aumentam de casos de contaminados e mortos e estão preocupando os prefeitos da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul).  

A pauta mereceu debates durante a reunião de chefes do Executivo na última segunda-feira (11) e será tratada dentro do Comitê Técnico Regional de Enfrentamento à Covid-19 para a formatação de protocolos mais rígidos determinando cuidados para quem está na areia, dando um mergulho no mar ou frequentando bares e restaurantes. “ O indicado é que os banhistas prefiram ir a pontos do litoral que não sejam concorridos ou procurados por multidões. Se a praia estiver muito lotada, será mais difícil cumprir a prática do distanciamento”, disse o coordenador do Comitê, Favio Telis (MDB), prefeito de Jaguarão. 

Os prefeitos também cobraram aumento de efetivo da Brigada Militar para reforçar as fiscalizações e novas ações de mobilização em mídias para levar ao conhecimento das pessoas os perigos da doença e a importância da conscientização. A ideia não é fechar as praias, mas evitar o que já ocorreu no verão dos Estados Unidos, por exemplo, onde os casos de infecção por coronavírus aumentaram em cinco vezes depois da reabertura das praias na região de Miami e em Orlando.


VACINAS – O presidente em exercício da Azonasul, Vinicius Pegoraro (MDB), anunciou que a região está pronta para uma eventual mobilização de imunização regional, caso o Ministério da Saúde não assuma o protagonismo. A região também vai sugerir ao Ministério e à Secretaria Estadual de Saúde que os professores sejam incluídos nos grupos prioritários de vacinação. “Queremos retomar as aula com segurança para todos. A vida precisa voltar ao normal”, complementou. As aquisições de seringas e freezers apropriados para o armazenamento estão sendo articulados pela Azonasul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário