segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

Boletim Meteorológico indica chuva, seguida por calor e fim de semana ventoso

O Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPMET) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está elaborando boletins especiais de previsão meteorológica em função da pandemia do Coronavírus. A análise dessa semana aponta chuva, seguida por calor e fim de semana ventoso.

A primeira semana cheia de janeiro começa com chuvas convectivas de forma isolada entre terça e quarta-feira. Poderão ocorrer a formação de algumas tempestades e até mesmo linhas de instabilidade típicas de verão provocando rajadas de vento, chuva intensa e até mesmo granizo de uma forma muito isolada. É necessário o
acompanhamento e previsão de curtíssimo prazo para monitorar os municípios atingidos. Logo após, a partir de quinta-feira o calor volta com tardes muito quentes e ensolaradas com máximas acima de 32˚C.

No litoral, zona sul e capital e praias do leste do estado o final de semana será um tanto ventoso com rajadas de 40 km/h. Nas regiões noroeste, norte, Capital, Serra e litoral norte o final de semana poderá ser atingido por tempestades isoladas, necessitando de acompanhamento de curto prazo.

Previsões e Análises 

O boletim conta ainda com a tendência para meados de janeiro que indica um calor muito intenso em meados de janeiro, com máximas acima de 33˚C e até mesmo com máximas próximo a 40˚C em áreas no noroeste e
capital.

Na previsão climática para o trimestre janeiro-fevereiro-março as previsões indicam chuvas abaixo da média.

Nenhum comentário:

Postar um comentário