sábado, 16 de janeiro de 2021

Monumento ao Semeador, localizado na Coxilha do Barão.

Nosso município tem diversos monumentos históricos. Um dos mais famosos é o Monumento ao Semeador, localizado na Coxilha do Barão.


O monumento foi construído em celebração ao Centenário da Colônia de São Lourenço do Sul (1958). A obra foi encomendada na Casa Aloys, do famoso escultor Aloys Friedrichs e executada pelo escultor espanhol André Arjonas. A estátua foi revelada durante a Primeira Festa do Colono, onde também foi revelado o nome da primeira soberana da Colônia de São Lourenço Do Sul, Virgínia Schnorr. Missa campal foi realizada pelo bispo Dom Antônio Zattera e o culto evangélico luterano pelo pastor Wilhelm Jordan, da Comunidade Picada Moinhos. 

O Governador do Estado na época, Ildo Meneghetti, participou do evento.

Segundo o historiador Edilberto Luís Hammes, o grandioso monumento que está no local hoje não é o mesmo do dia da inauguração. A Casa Aloys não entregou a estátua do Semeador a tempo, sendo utilizado um molde de gesso idêntico a estátua pintado de preto. Posteriormente, o molde foi retirado e substituído pela estátua que está hoje no local. 

O monumento fica localizado em Picada Moinhos, Coxilha do Barão, no 4º Distrito de São Lourenço Do Sul, há cerca de 24km da cidade. Veja o mapa: https://goo.gl/maps/CmP29fswY82CunRh9 #sãolourençotemfuturo #sãolourençodosultem

Nenhum comentário:

Postar um comentário