segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Ambulatórios de Feridas Crônicas e Pequenas Cirurgias de São Lourenço do Sul completaram um ano de existência

Recentemente, os dois ambulatórios criados em 2017 completaram um ano de existência. Os ambulatórios de Feridas Crônicas e Pequenas Cirurgias foram criados após realização de levantamento de dados e observações de rotinas diárias de São Lourenço do Sul.

O projeto do Ambulatório de Pequenas Cirurgias foi criado com o objetivo de realizar e otimizar tratamentos a nível municipal, sem necessidade de deslocamento dos usuários do Sistema Único de Saúde para unidades vizinhas, consequentemente, diminuindo custos gerados a administração municipal e o tempo do paciente, principalmente o trabalhador.O ambulatório tem como público alvo pacientes exclusivamente do SUS, referenciados das unidades básicas de saúde, através da Central de Regulação do Município.


Já o objetivo do Ambulatório de Feridas Crônicas é prevenir e tratar as lesões de pele em usuários portadores de feridas crônicas, garantindo um atendimento qualificado e diferenciado na UBS. Entre outros objetivos específicos, destaca-se também a realização de consultas médicas e de enfermagem, estabelecendo um plano terapêutico singular com o consentimento do usuário, agendamento de consultas com o médico responsável pelo ambulatório de feridas crônicas, bem como fisioterapeuta, nutricionista e, se necessário, atendimento psicológico. O projeto tem abrangência municipal, tendo como prioridade a melhora da qualidade de vida dos usuários.

Vários pacientes dos ambulatórios deram seus depoimentos sobre suas experiências de tratamento. Um dos usuários, Jair, relatou que a criação do ambulatório foi fundamental para a sua saúde: "eu estava indo toda hora para Canoas, Pelotas... (...) Antes a gente não tinha medicação certa, e quando o Posto [de Saúde] não tinha, a gente comprava. e trazia o que o doutor pedia. Então, para mim, foi muito bom, estou muito feliz com isso."

Durante a celebração do aniversário dos ambulatórios, a Secretária da Saúde, Arita Bergmann, destacou que os resultados do serviço dos ambulatórios são muito mais que números, são resultado de um atendimento que busca resolutividade com atenção e carinho aos usuários e pacientes. O Prefeito Rudinei Härter afirmou que como Administrador do Município se sente satisfeito ao saber que medidas tomadas para melhorar a vida da população estão dando resultados e mudando a realidade das pessoas. "Temos ainda muitos desafios pela frente, (...) mas temos vistos muitos resultados na área da Saúde, em todas Unidades Básicas de Saúde do Município", concluiu Härter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário