terça-feira, 1 de novembro de 2016

NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE A POSTAGEM DO ‘DIA DO GINECOLOGISTA’





Venho tentar explicar o mal entendido causado pela postagem de uma foto na página ‘ Santa Casa de Misericórdia de São Lourenço do Sul’, que está sendo extremamente apedrejada nas redes sociais. 
Em primeiro lugar, apesar do nome, esta página não é de responsabilidade alguma da Santa Casa. Ela foi criada, e é administrada, exclusivamente por mim.
Ocorre que criei a página para divulgar assuntos científicos e informações úteis à comunidade lourenciana. Quando foi criada a intenção única e exclusiva desta, era de enaltecer e explicar a população o máximo quanto ao funcionamento do Hospital e dirimir dúvidas, especialmente da população local, surgidas com a relação hospital/paciente/médico/enfermagem. 
A página foi criada por mim há 3 ou 4 anos, bem antes da própria Santa Casa ter criado uma página oficial com o mesmo nome, o que pode estar causando confusão de que a citada postagem, tenha sido de responsabilidade de Santa Casa. 
Quando a Santa Casa estava criando uma página oficial o publicitário Sr. Davi Alves, que me procurou para ocupar a página criada por mim, com suas mensagens e propagandas fazendo certas modificações, fui reticente em manter a página que criei para divulgar especialmente ‘assuntos científicos e informações técnicas’ e a partir de então, o que aparentemente foi acordado.
Na página que criei já recebi vários cumprimentos, nela e inclusive através de carta da própria direção (em mãos); quando postei com o título “jogar penas no ventilador”, onde tentei explicar à comunidade sobre alguns mal entendidos entre pacientes e regras hospitalares/médicos/enfermagem, há questão de uns 4 meses atrás. 
Também me senti muito orgulhoso quando a Santa Casa em seu aniversário de 69 anos, utilizou o logotipo criado por mim e que identificava a minha página da Santa Casa, quando da ornamentação dos bolos pelo aniversário da entidade, postados em 18 de agosto na página oficial.
Ainda explico que nada postei desde que fui desvinculado do plantão SUS de Obstetrícia da Santa Casa, onde tinha vinculação empregatícia. Ficando desde então a página abandonada.
No dia do(a) Ginecologista (ontem 30 de outubro), resolvi postar na página que mantenho com assuntos exclusivamente médicos (Dr. Orfelino Guimarães da Silveira) uma homenagem aos(as) colegas Ginecologistas e, por engano, postei na página “Santa Casa de Misericórdia de São Lourenço do Sul” também criada por mim. 
Postei uma das primeiras fotos encontradas no Google (dia do ginecologista – imagem) para homenagear os(as) colegas, sem a menor das intenções, especialmente machista, como a maioria dos(as) críticos(as) se manifestou; mas apenas de homenagear os(as) ginecologistas.
Ao escolher a foto não me atentei ao conteúdo dito machista atribuído a postagem, tanto na frase e muito menos na foto. 
Quem me conhece, digo isso não pelo dia de ontem, semana ou mês, mas pelos 37 anos de atividade em São Lourenço do Sul exatamente como ginecologista, jamais acreditaria que eu fosse capaz de postar algo com a intenção tão maldosa e/ou machista como alguns dos críticos fizeram contra a postagem.
Peço sinceras desculpas a quem se sentiu ofendido. 
Gostaria ainda de comunicar que retirei a foto da página, e a exclui, assim que fui alertado do erro do conteúdo e do local de postagem (página “Santa Casa de Misericórdia de São Lourenço do Sul”).
Reitero que a Santa Casa não tem qualquer responsabilidade quanto à referida publicação.
Sempre estarei à disposição para qualquer outro esclarecimento!
Atenciosamente!
Orfelino Guimarães da Silveira.

Entenda o que motivou esta nota de esclarecimento CLICANDO AQUI

Um comentário: