terça-feira, 29 de novembro de 2016

Reunião tratou sobre COP7 e rumos da cadeia produtiva de tabaco

Os rumos da cadeia do fumo e os desdobramentos da 7°Conferência das Partes para o Controle do Tabaco (COP 7) pautou a reunião realizada na noite desta segunda-feira (28), em São Lourenço do Sul, e que foi coordenada pelo deputado estadual Zé Nunes (PT).

De acordo com o parlamentar, a produção de tabaco no Brasil está relacionada ao Sul do país Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, e presente em 619 municípios. O tabaco é cultivado em 315 mil hectares, por 154 mil produtores integrados, e cerca de 615 mil pessoas participam desse ciclo produtivo no meio rural, que tem receita anual bruta de R$ 5,0 bilhões. “Apesar da pequena lavoura plantada, o cultivo representa 53,1% da renda familiar dos agricultores. No RS, a grande produção se dá, principalmente na região Sul (Canguçu, São Lourenço do Sul e Camaquã) e no Vale do Rio Pardo (Santa Cruz do Sul) e em outras regiões”, explicou.


Ele falou ainda das principais deliberações da COP7, realizada na Índia, fazendo uma avaliação de sua participação no evento. “Foi uma boa oportunidade de fazermos uma leitura concreta e realista dos debates sobre saúde pública, envolvendo este tratado internacional, e a interface disso com o mundo da produção”, disse.

Com informações de Marcela Santos
e fotos de Denis Peglow

Nenhum comentário:

Postar um comentário