segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Falar sobre suicídio é um ato preventivo

O estigma de que não se pode falar sobre suicídio é uma das causas que mais atrapalha a tomada de medidas que venham a impedir o gesto de autodestruição pessoal. Discutir o tema, quebrando o tabu que ronda o assunto é o caminho ideal para combater esse problema de saúde pública. Esta mensagem foi passada pelo médico psiquiatra Rafael Moreno Ferro de Araújo durante a Caravana AMRIGS, realizada em Bento Gonçalves na quarta-feira (9/11). O evento, promovido pela Associação Médica do Rio Grande do Sul, contou com a palestra do especialista denominada "Transtornos do Humor e Suicídio - Avaliação e Tratamento". Falando sobre o mal silencioso que mata mais de mil gaúchos por ano, o psiquiatra ressaltou que para ajudar alguém com comportamento suicida é preciso perguntar claramente se ele está pensando em tirar a própria vida. 

- Queremos ajudar a desmistificar o suicídio. No momento em que a gente não fala, dá a impressão de que o problema não existe. Ou que existe e não tem solução. Falar é preventivo - salientou Rafael Araújo.

O psiquiatra destacou que o suicídio é evitável se o transtorno comportamental for diagnosticado há tempo. Para Rafael Araújo, é preciso tratá-lo, dando ouvidos ao paciente e encaminhamento aos sinais. Para mais de 90% dos casos existe prevenção. É preciso tratar deste assunto sério e doloroso com muita efetividade, pois somente assim será possível mudar a realidade vivida no Rio Grande do Sul, o campeão em número de notificações destes casos no país. 

Atualmente mais de 800 mil pessoas cometem suicídio por ano no mundo, o que significa uma morte a cada 40 segundos. No Brasil, são registradas 32 mortes, diariamente, sendo que o Rio Grande do Sul lidera o ranking, com 10,4 casos para cada 100 mil habitantes, o dobro da média nacional. 

A Caravana AMRIGS em Bento Gonçalves integrou a programação do VIII Ciclo de Capacitação de Médicos e Profissionais da Saúde da Secretaria Municipal da Saúde do município da Serra gaúcha. Além da palestra de Rafael Moreno Ferro de Araújo, teve participações especiais da médica Neice Muller Xavier Faria, que atua na SMS de Bento Gonçalves, e do psiquiatra Rodrigo Casagrande Tramontini, do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD).

Coordenada pelo médico e diretor de integração, Bernardo Aguiar, a Caravana AMRIGS tem como objetivo difundir conhecimento e promover melhorias na saúde, condições sociais, políticas, organizacionais e econômicas da classe médica e da comunidade em geral. O tema apresentado em Bento Gonçalves fez parte da campanha da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), "SAÚDE PREVENTIVA: Pratique essa Ideia!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário