quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026

POLÍCIA CIVIL FRUSTRA GOLPE MILIONÁRIO CONTRA O SETOR RURAL E DE CRÉDITO EM AMARAL FERRADOR

Amaral Ferrador, 12/02/2026 - A 3ª Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (3ª DECRAB/Camaquã), em ação conjunta com a SEAPI/Inspetoria Veterinária de Encruzilhada do Sul/RS, realizou nesta semana uma operação policial em propriedades rurais em Amaral Ferrador e Tapes. A ação policial é peça-chave de um Inquérito Policial que investiga uma organização criminosa articulada para aplicar golpes milionários no setor agropecuário e de crédito.

As investigações revelam indícios de que o grupo, composto por indivíduos de fora do Rio Grande do Sul e criminosos locais, utilizava pessoas jurídicas aparentemente fraudulentas, sediadas nos estados de São Paulo e Goiás. O bando arrendou fazendas e adquiriu grandes rebanhos de bovinos e ovinos, havendo indicativos de que não honrou os pagamentos. Além da apropriação dos animais, há suspeitas de que os criminosos possam ter tentado obter linhas de crédito junto a instituições bancárias, mediante o emprego de possíveis meios fraudulentos.

O grande golpe planejado pelo grupo foi interrompido pela rápida mobilização da DECRAB e vítima, que obteve judicialmente o cancelamento do contrato e a sua nomeação como responsável pelos animais na fazenda. Durante a ação policial, os agentes da DECRAB e da Inspetoria Veterinária constataram divergências explícitas entre o rebanho físico e os cadastros vinculados às propriedades investigadas, tudo sinalizando no sentido de uma fraude.

Dando continuidade às investigações, a equipe policial realizou diligências em uma propriedade em Tapes, para onde parte do rebanho bovino havia sido enviado sem a emissão de documentação obrigatória, reforçando ainda mais as suspeitas de fraude.

A ação reforça o compromisso da Polícia Civil na repressão a crimes interestaduais que ameaçam a segurança econômica e o patrimônio do produtor rural gaúcho, destacando a importância da integração com os órgãos de fiscalização agropecuária.

POLÍCIA CIVIL - PARA SERVIR E PROTEGER

Nenhum comentário:

Postar um comentário