A Assessoria de Comunicação da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul lançou, nesta quarta-feira (28), 20 audiobooks com temas envolvendo educação em direitos. A iniciativa visa democratizar o acesso à informação jurídica, especialmente para pessoas com deficiência visual ou com dificuldades de leitura.
Os audiobooks abrangem uma ampla gama de temas como violência contra as mulheres; direitos das pessoas LGBTQIA+; tarifa social de energia elétrica; vacinação; direitos do consumidor, outubro rosa; violência contra crianças e adolescentes, violência nas escolas, acolhimento, anticapacitismo para crianças, autismo, violência de gênero, visibilidade intersexo, entre outros. Eles foram produzidos com base nas cartilhas informativas criadas pelos Núcleos Especializados da instituição.
Cada obra foi cuidadosamente adaptada para o formato de áudio, garantindo que as informações sejam transmitidas de maneira clara e acessível a todos.
“Trata-se de um avanço significativo na missão da Defensoria em promover o acesso à justiça e disseminar conhecimento ao público. A acessibilidade é um princípio fundamental da Defensoria Pública, e esses audiobooks representam um passo importante nesse compromisso. Os audiobooks são uma ferramenta valiosa para tornar a informação mais acessível a todos, independentemente do nível de escolaridade ou familiaridade com o mundo jurídico. Essa abordagem inclusiva é essencial para garantir que todos os cidadãos possam entender e fazer valer seus direitos”, destacou o coordenador da Assessoria de Comunicação da DPE/RS, Felipe Daroit.
Além de escutar, as pessoas também podem baixar os materiais. Eles estão disponíveis em www.defensoria.rs.def.br, no ícone comunicação - audiobooks. Também é possível escutar os audiobooks no spotify “Defensoria Pública do RS”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário