sábado, 4 de novembro de 2023

Lourenciana Mara Saalfeld recebeu premiação da Fapergs por trabalho com pesquisa

 A lourenciana Mara Saalfed, diretora da EMATER/RS, foi uma das agraciadas com o reconhecimento do Estado com a contribuição de pesquisadores e jovens talentos de escolas públicas gaúchas em cerimônia realizada na noite dessa terça-feira (31). Com a presença de autoridades e agraciados, o evento dos prêmios Pesquisador Gaúcho, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RS (Fapergs), e Jovem Talento Científico Gaúcho, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), ocorreu na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre. 

Mara foi escolhida na categoria "Pesquisador no Setor Público".


Segundo o diretor-presidente da Fapergs, Odir Dellagostin, o prêmio reconhece lideranças científicas de diversas áreas que impulsionam a inovação e a tecnologia no RS. “Alguns pesquisadores homenageados aqui hoje estão na lista de mais influentes do mundo nas suas respectivas áreas de atuação. É uma felicidade imensa poder fazer esse reconhecimento", apontou. No palco da cerimônia, Dellagostin estava acompanhado do diretor administrativo-financeiro Mauro Mastella e do diretor técnico-científico Rafael Roesler, que enfatizaram a importância do investimento em pesquisa e inovação. 

Com o tema “Ciência e inovação: alicerces do futuro”, a 13ª edição do Prêmio Pesquisador Gaúcho agraciou nove pesquisadores que se destacaram em diferentes áreas do conhecimento, além de outros seis profissionais e pesquisadores em categorias que contemplam graduação, meio empresarial e setor público. A promoção é da Fapergs, instituição vinculada à Sict. 

A cerimônia também contou com a entrega da medalha Sylvio Torres, reconhecimento bianual concedido, na ocasião, a Diogo Onofre Gomes de Souza, médico e professor na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). “Recebo com muita alegria, honra e emoção esta homenagem. Faço parte de um grupo que acredita que a descoberta científica é patrimônio da humanidade, e não da pessoa que descobre”, ressaltou Souza. “Este evento é fruto da equipe incansável da Fapergs, que foi essencial para fazer isso acontecer”, complementou. 

Em sua 5ª edição, o Prêmio Jovem Talento Científico Gaúcho reconheceu 29 alunos de escolas públicas do RS que se destacaram em competições do conhecimento e olimpíadas científicas nacionais e internacionais neste último ano. A premiação é oferecida pelo Educar para Inovar, programa da Sict em parceria com a Secretaria da Educação. 

Clique AQUI e confira a lista completa dos premiados

Nenhum comentário:

Postar um comentário