Evento tem como objetivo proporcionar um espaço de troca de experiências das turmas 2023 e dos egressos do Instituto Crescer Legal.
Setembro 2023 – As sete turmas de jovens aprendizes do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal de 2023 e egressos participaram nesta quinta-feira, 28 de setembro, do 7º Encontro Anual de Aprendizes Rurais. O evento foi realizado em três polos, com transmissão simultânea ao vivo. O primeiro deles, no Centro Vocacional Tecnológico (CVT), em Rio Pardo, no Rio Grande do Sul, reuniu quatro turmas gaúchas: Agudo, Novo Cabrais, Progresso e Rio Pardo. O segundo polo, no Sul do Estado, reuniu os jovens aprendizes de São Lourenço do Sul e Canguçu, na sede da Câmara Legislativa de Canguçu; e o terceiro, no Planalto Norte de Santa Catarina, onde os aprendizes de Itaiópolis se reuniram na Escola CEJA/NAES.
Ao todo, 160 jovens puderam compartilhar as experiências com os mais de 50 egressos participantes do encontro, bem como com a equipe pedagógica e administrativa da entidade. Com o tema Inovação e tecnologia no campo, o diretor presidente do Instituto Crescer Legal, Iro Schünke, falou aos jovens. “A gente sempre pode fazer algo novo, pensar diferente. Não importa a idade, nem o lugar. É preciso, claro, ter oportunidade, mas mais do que isso: estar preparado quando ela chegar”, disse Schünke.
A inovação e a tecnologia são temáticas desenvolvidas e reconhecidas nas atividades do curso de Gestão Rural e Empreendedorismo, momento em que os jovens têm a oportunidade de aprofundar e visualizar as diferentes tecnologias e inovações por meio de pesquisas, visitas técnicas e atividades pedagógicas. Representantes das sete turmas de 2023 contaram suas experiências ao longo do ano e como vislumbraram possibilidades para seus projetos de vida, suas propriedades rurais e comunidades.
Agudo: a turma realizou atividade externa para mapear potenciais turísticos no meio rural. Grutas, cascatas e cerros, além de empreendimentos locais, foram citados como opções pelos jovens.
Canguçu: a tecnologia hidropônica foi o case escolhido pelos jovens, que aprenderam sobre a técnica durante visita à Expointer.
Novo Cabrais: os benefícios do controle biológico, plantas repelentes, homeopatia e acupuntura foram apresentados pelos aprendizes.
Itaiópolis: o papel da robótica no futuro do campo foi representado pelos jovens de Santa Catarina.
Progresso: a turma falou sobre ensinamentos da Expointer voltados à tecnologia e inovação, como a ordenha automatizada, bem como visitas às propriedades, onde puderam aprender sobre a adubação orgânica e irrigação.
São Lourenço do Sul: os jovens criaram um telejornal para divulgação das notícias locais e inovaram ao desenvolver um podcast como fonte alternativa de informação.
Rio Pardo: falaram sobre o uso do ChatGPT como ferramenta pedagógica.
“As inovações tecnológicas impactam diretamente no desenvolvimento do meio rural, facilitando o trabalho e gerando ainda mais renda. Todas as atividades apresentadas no dia de hoje, tanto pelos jovens aprendizes como pelos egressos, têm como objetivo abordar e exemplificar a importância e necessidade de inovação no campo”, comenta a orientadora pedagógica, Taciane Velazquez.
Um momento delicioso
Durante o evento, um momento deu água na boca de todos os participantes: o lançamento do Livro de Receitas das turmas 2023 do Instituto Crescer Legal. A publicação foi elaborada pelos aprendizes e cada turma ficou responsável por resgatar cinco receitas típicas da sua comunidade. Bolacha caseira de Natal, Cuca ligeira, Boi ralado no espeto são algumas das receitas publicadas, bem como algumas inovações culinárias.
“Cada receita é uma expressão de identidade e pertencimento, carregando consigo uma história, um valor, uma memória. Cada ingrediente é uma conexão com a nossa essência da diversidade e da riqueza cultural. É um lembrete de que, por trás de cada prato delicioso, há uma história a ser contada e um legado a ser preservado”, comenta Graziele Pinton, coordenadora de Projetos do Instituto. Todos os jovens receberam ao fim do evento um exemplar para compartilhar com suas famílias.
O recado dos egressos para os aprendizes
Além das experiências vividas pelas turmas, as egressas Chaiane Römer Völz, de Canguçu, e Ana Paula da Silva Furtado, de Gramado Xavier, falaram sobre a experiência como jovens aprendizes e como participantes do Programa Nós por Elas. Elas também trouxeram suas vivências em torno do Programa Novos Rurais, promovido pelo Instituto BAT Brasil em parceria com Instituto Crescer Legal, onde estão implementando um projeto para estúdio fotográfico e cultivo de morangos, respectivamente.
Juliano Schipper da Silva, que mora no interior de Rio Pardo e que foi aprendiz no Instituto Crescer Legal no ano de 2022, deixou seu recado em vídeo aos presentes. Já Rodrigo Gassen, que é do município de Vera Cruz, destacou os aprendizados durante o curso e conta que seguiu seus estudos em uma escola técnica agrícola. Ambos foram premiados no Programa Jovem Empreendedor Rural da JTI e seguem no meio rural. Em comum entre eles também o perfil da propriedade das famílias, que são produtoras de tabaco, e que a partir do curso foram incentivadas a agregar uma segunda fonte de renda, com a ovinocultura e a suinocultura, respectivamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário