quarta-feira, 6 de setembro de 2023

Governo gaúcho decreta Calamidade Pública e cancela desfiles de 07 de Setembro no RS

 O governo do Rio Grande do Sul irá decretar estado de calamidade pública diante um cenário de enchentes, destruição e mais de 30 mortes em decorrência das chuvas. "Estamos mobilizados para resgatar as vítimas e reconstruir tudo que foi destruído pela tempestade", disse o governador Eduardo Leite durante a coletiva de empresa em Lajeado, uma das cidades afetadas pelas chuvas. Além dos óbitos, há ainda pessoas desaparecidas, desalojadas e desabrigadas principalmente na região do Vale do Taquari.


O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), anunciou que o tradicional desfile de 7 de setembro está cancelado em todo o Estado. O movimento de Leite coincide com o atual momento crítico no território gaúcho, em razão das fortes enchentes. 

Outras cidades do RS já haviam anunciado que o evento não seria mais realizado. Em Dom Pedrito, por exemplo, o desfile cívico militar foi remarcado para o próximo domingo. A ordem permanece a mesma, bem como o horário de início às 12h30min. 

Com a previsão de grande quantidade de chuva, vento e descargas elétricas, em São José do Norte, o desfile que ocorreria na rua General Osório foi transferido para o próximo dia 20. Em Pelotas, a prefeitura anunciou o cancelamento do evento, em função da previsão de fortes chuvas previstas para a região. Em Bagé, na Campanha, o evento que ocorreria na quinta-feira foi adiado para domingo. Tanto os desfiles das escolas e instituições, como do Exército começam às 8h.

Leite também deve cancelar a viagem à França e a Espanha. Pela programação, ele sairia de Porto Alegre no domingo à tarde e ficaria uma semana em Paris e Madri. Por mais importantes que fossem os compromissos, nada é mais urgente do que cuidar das pessoas afetadas pela catástrofe climática. 

Além disso, há previsão de mais chuva e de problemas na Região Metropolitana com a chegada da água e dos destroços das cidades ao Rio Jacuí e ao Guaíba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário