quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Arroio São Lourenço chegou ao seu limite e causa alagamentos em São Lourenço do Sul-RS

Com as chuvas da última madrugada, o Arroio São Lourenço chegou ao seu limite e saiu do leito em diversos pontos da cidade. 
Conforme indica o pluviômetro do Passo do Candombe (interior do município por onde também passa o Arroio São Lourenço, choveu durante a quarta-feira aproximadamente 104mm. 
O acumulado na semana já foi registrado em São Lourenço do Sul aproximadamente 146,6mm. Com esse volume de água, o arroio São Lourenço deu vazão atingindo inicialmente as margens do arroio na esquina da avenida São Lourenço com rua Max Stenzel, na Lomba, quando alagou a via onde haviam residências. Nas proximidades do Iate Clube o nível do arroio também está alto e avançou a altura do trapiche dos barcos e invadiu o terreno do Clube. 




Ao longo da tarde com a chuva na mesma intensidade, outras ruas ao entorno do arroio também foram invadidas pelas águas. Uma das mais atingidas foi a rua lateral do Grêmio Esportivo Lourenciano, onde a Defesa Civil resgata moradores. 
A Prefeitura Municipal através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação organizou um alojamento para pessoas em situação de risco. Estas pessoas estão sendo abrigadas no Salão Paroquial da Comunidade Católica Nossa Senhora de Fátima R. Santa Cruz, 267 - Centro.
A Prefeitura Municipal disponibiliza também o transporte para a retirada dos moradores atingidos pelas águas.  O ônibus levou 10 pessoas (7 adultos e 3 crianças) até o alojamento montado no salão da Comunidade Nossa Senhora de Fátima. Até o momento estão no alojamento 24 pessoas e o numero total de desabrigados foge um pouco do controle pelas pessoas que saem de casa por conta própria e vão para casa de amigos ou parentes.
A Prefeitura municipal informa que Corpo de Bombeiros de Pelotas enviou bote de salvamento e o 5°BPChoque de Pelotas esta disponibilizando pessoal para auxiliar a Defesa Civil no município na noite desta quarta feira.
Em caso de emergência ligue para Defesa Civil (53) 99100-0645, Bombeiros 193 ou Brigada Militar 190

Nenhum comentário:

Postar um comentário