sexta-feira, 8 de setembro de 2023

Defesa Civil informa sobre instabilidade no tempo nos próximos dias


 No restante desta sexta-feira (08), as instabilidades atuam nas áreas do Noroeste, Campanha, Nordeste e Centro-Sul com risco de eventual queda de granizo e rajadas de vento, devido ao avanço da frente fria pelo oceano. Nas demais regiões ocorre chuva fraca e moderada. Os principais rios apresentam nivéis em elevação, e em limiares de atenção. Rio Sinos, Ibirapuitã e Baixo Uruguai (entre São Borja e Uruguaiana), estão acima da cota de inundação e continuam em lenta elevação. O rio Caí e Jacuí também estão acima dessa cota, porém já apresentam declínio. Os rios Gravataí, Taquari e Guaiba apresentam niveis em limiares de alerta, mas apenas o Gravataí segue em lenta elevação.

Na madrugada e manhã do sábado (09), as chuvas moderadas a forte atuam nas áreas na metade Sul do Estado, com chances de temporais pontuais e com acumulados entre 30 a 40mm/dia, chegando pontualmente aos 50 mm/dia na Campanha gaúcha. Na faixa Norte, os volumes ficam em torno dos 30 aos 50mm/dia. Por conta dos volumes precipitados, os principais rios do Estado devem manter a condição de lenta elevação ou instabilidades no decorrer do dia. No domingo (10), as instabilidades devem retornar sobre a metade Norte, com chuvas moderadas e pontualmente forte com acumulados entre 15 a 25mm/dia. A tendência é que na segunda-feira (11), as tempestades e chuvas intensas retornem a metade Sul.

É importante que a população das regiões citadas tenha atenção, e que se cadastre para receber os alertas meteorológicos, que servem também como prevenção. Para isso é muito simples, basta enviar o CEP de sua localidade para o número 40199 e em seguida receberá uma confirmação e a partir dai estará apto a receber as informações.

Também é possível se cadastrar via whatsapp. Para ter acesso ao serviço, é necessário realiar um cadastro pelo telefone (61) 2034-4611 ou pelo link https://wa.me/556120344611 e, em seguida, interagir com o chatbot (robô de atendimento), enviando um simples "Oi". Após essa primeira interação, o usuário poderá compartilhar sua localização atual ou escolher qualquer outra do seu interesse e, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pelos órgãos de Defesa Civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário