sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Inovação e tecnologia no campo pautam o 7º Encontro Anual de Jovens Aprendizes Rurais

Evento tem como objetivo proporcionar um espaço de troca de experiências das turmas 2023 e dos egressos do Instituto Crescer Legal. 

Setembro 2023 – As sete turmas de jovens aprendizes do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal de 2023 e egressos participaram nesta quinta-feira, 28 de setembro, do 7º Encontro Anual de Aprendizes Rurais. O evento foi realizado em três polos, com transmissão simultânea ao vivo. O primeiro deles, no Centro Vocacional Tecnológico (CVT), em Rio Pardo, no Rio Grande do Sul, reuniu quatro turmas gaúchas: Agudo, Novo Cabrais, Progresso e Rio Pardo. O segundo polo, no Sul do Estado, reuniu os jovens aprendizes de São Lourenço do Sul e Canguçu, na sede da Câmara Legislativa de Canguçu; e o terceiro, no Planalto Norte de Santa Catarina, onde os aprendizes de Itaiópolis se reuniram na Escola CEJA/NAES. 

Ao todo, 160 jovens puderam compartilhar as experiências com os mais de 50 egressos participantes do encontro, bem como com a equipe pedagógica e administrativa da entidade. Com o tema Inovação e tecnologia no campo, o diretor presidente do Instituto Crescer Legal, Iro Schünke, falou aos jovens. “A gente sempre pode fazer algo novo, pensar diferente. Não importa a idade, nem o lugar. É preciso, claro, ter oportunidade, mas mais do que isso: estar preparado quando ela chegar”, disse Schünke. 

A inovação e a tecnologia são temáticas desenvolvidas e reconhecidas nas atividades do curso de Gestão Rural e Empreendedorismo, momento em que os jovens têm a oportunidade de aprofundar e visualizar as diferentes tecnologias e inovações por meio de pesquisas, visitas técnicas e atividades pedagógicas. Representantes das sete turmas de 2023 contaram suas experiências ao longo do ano e como vislumbraram possibilidades para seus projetos de vida, suas propriedades rurais e comunidades.  

Agudo: a turma realizou atividade externa para mapear potenciais turísticos no meio rural. Grutas, cascatas e cerros, além de empreendimentos locais, foram citados como opções pelos jovens. 
Canguçu: a tecnologia hidropônica foi o case escolhido pelos jovens, que aprenderam sobre a técnica durante visita à Expointer.  
Novo Cabrais: os benefícios do controle biológico, plantas repelentes, homeopatia e acupuntura foram apresentados pelos aprendizes. 
Itaiópolis: o papel da robótica no futuro do campo foi representado pelos jovens de Santa Catarina. 
Progresso: a turma falou sobre ensinamentos da Expointer voltados à tecnologia e inovação, como a ordenha automatizada, bem como visitas às propriedades, onde puderam aprender sobre a adubação orgânica e irrigação. 
São Lourenço do Sul: os jovens criaram um telejornal para divulgação das notícias locais e inovaram ao desenvolver um podcast como fonte alternativa de informação. 
Rio Pardo: falaram sobre o uso do ChatGPT como ferramenta pedagógica. 
 
“As inovações tecnológicas impactam diretamente no desenvolvimento do meio rural, facilitando o trabalho e gerando ainda mais renda. Todas as atividades apresentadas no dia de hoje, tanto pelos jovens aprendizes como pelos egressos, têm como objetivo abordar e exemplificar a importância e necessidade de inovação no campo”, comenta a orientadora pedagógica, Taciane Velazquez.  

Um momento delicioso 

Durante o evento, um momento deu água na boca de todos os participantes: o lançamento do Livro de Receitas das turmas 2023 do Instituto Crescer Legal. A publicação foi elaborada pelos aprendizes e cada turma ficou responsável por resgatar cinco receitas típicas da sua comunidade. Bolacha caseira de Natal, Cuca ligeira, Boi ralado no espeto são algumas das receitas publicadas, bem como algumas inovações culinárias. 

“Cada receita é uma expressão de identidade e pertencimento, carregando consigo uma história, um valor, uma memória. Cada ingrediente é uma conexão com a nossa essência da diversidade e da riqueza cultural. É um lembrete de que, por trás de cada prato delicioso, há uma história a ser contada e um legado a ser preservado”, comenta Graziele Pinton, coordenadora de Projetos do Instituto. Todos os jovens receberam ao fim do evento um exemplar para compartilhar com suas famílias.  

 O recado dos egressos para os aprendizes 

Além das experiências vividas pelas turmas, as egressas Chaiane Römer Völz, de Canguçu, e Ana Paula da Silva Furtado, de Gramado Xavier, falaram sobre a experiência como jovens aprendizes e como participantes do Programa Nós por Elas. Elas também trouxeram suas vivências em torno do Programa Novos Rurais, promovido pelo Instituto BAT Brasil em parceria com Instituto Crescer Legal, onde estão implementando um projeto para estúdio fotográfico e cultivo de morangos, respectivamente. 

Juliano Schipper da Silva, que mora no interior de Rio Pardo e que foi aprendiz no Instituto Crescer Legal no ano de 2022, deixou seu recado em vídeo aos presentes. Já Rodrigo Gassen, que é do município de Vera Cruz, destacou os aprendizados durante o curso e conta que seguiu seus estudos em uma escola técnica agrícola. Ambos foram premiados no Programa Jovem Empreendedor Rural da JTI e seguem no meio rural. Em comum entre eles também o perfil da propriedade das famílias, que são produtoras de tabaco, e que a partir do curso foram incentivadas a agregar uma segunda fonte de renda, com a ovinocultura e a suinocultura, respectivamente. 

Fazendo História na Inclusão de Ouro: Projeto Trotando em Frente Eleva a Participação Lourenciana

O Centro de Equoterapia Trotando em Frente não é apenas um local que visa promover o desenvolvimento psicológico, físico e social; é um reduto de inclusão e superação. Com ênfase na participação ativa dos beneficiários, o projeto oferece programas distintos, sendo a Hipoterapia e o Pré-Esportivo suas bandeiras de transformação.

Hipoterapia: Envolvimento, Bem-Estar e Progresso

Neste programa, a interação com cavalos treinados transcende a mera atividade física. A Hipoterapia do Trotando em Frente é uma jornada de eficiência motora aprimorada, fortalecimento muscular e estímulo sensorial. Além disso, destaca-se por catalisar melhorias emocionais e psicológicas, particularmente para aqueles com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Pré-Esportivo: Capacitando para a Inclusão Ativa

O programa Pré-Esportivo não apenas treina os participantes para dirigir cavalos de maneira independente, mas também os prepara para uma jornada no hipismo como esporte. Essa fase não é apenas esportiva; é um evento de inclusão, estimulando a participação ativa em atividades esportivas e preparando o terreno para um engajamento mais profundo.

Inclusão de Ouro: O Marco Histórico

O compromisso excepcional do Projeto Trotando em Frente com a inclusão foi destaque recentemente na competição "Inclusão de Ouro", promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Crioulo (ABCCC). A participação ativa e a determinação foram evidenciadas quando dois praticantes, Mateus Hammes e Miguel Schaun, foram classificados para a final, fazendo história como os primeiros praticantes Lourencianos a atingirem esse patamar.

30 de Setembro: Uma Data Histórica em Esteio

No próximo dia 30 de Setembro, os olhos da inclusão estarão voltados para o Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Mateus Hammes e Miguel Schaun entraram na arena não apenas como participantes, mas como pioneiros, representando não apenas a si mesmos, mas toda uma comunidade que celebra a verdadeira essência da inclusão.

O Projeto Trotando em Frente não apenas transforma vidas, mas também desafia limites e rompe barreiras, mostrando ao mundo que a verdadeira força está na diversidade e na participação ativa de todos. A inclusão de ouro não é apenas uma competição; é um testemunho do poder da equoterapia em empoderar e inspirar.

Saiba Mais: O Projeto de Equoterapia "Trotando em Frente", tem sua sala de atividades junto ao Parque de Exposições do Sindicato Rural, esta iniciativa é resultado de uma parceria entre o Sindicato Rural de São Lourenço do Sul, a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação. O projeto visa oferecer serviços de equoterapia gratuitamente à comunidade, com um foco especial em atender pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e aquelas com necessidades especiais.

Rodada do municipal de futebol está cancelada

 ⚽️Campeonato Municipal de Futebol 2023 CANCELAMENTO DA RODADA deste domingo dia 1° de Outubro,  em virtude das fortes chuvas que tivemos nestes últimos dias e que afeta diretamente nas condições de jogo, transporte, e de forma solidária a todos que estão enfrentando dificuldades com a questões de alagamentos.

O Coordenador de Desporto Felipe  Lobato realizou a vistoria no gramado do Estádio Homero Ferreira do Grêmio Esportivo Lourenciano, que está sem condições para prática do Futebol.



quinta-feira, 28 de setembro de 2023

Imagens do cenário desta quinta(28) em São Lourenço do Sul

O empresário Selomar Blodorn fez o registro, ao longo da praia, nesta quinta-feira (28), mostrando o volume da água e os estragos que ainda continuam acontecendo em São Lourenço do Sul.





Reunião formaliza encerramento da pré-inspeção do tabaco brasileiro

Pré-inspeção do produto é uma das exigências do protocolo bilateral de comércio entre Brasil-China. Em 2022, a China foi o segundo maior importador do tabaco brasileiro, gerando divisas de US$ 472 milhões. 

O Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) sediou nesta quinta-feira, 28 de setembro, reunião para formalizar o encerramento da pré-inspeção do tabaco, safra 2022/23, uma das exigências do protocolo bilateral de comércio entre Brasil-China. O encontro ocorreu em formato híbrido, com a presença virtual dos técnicos da Administração Geral das Alfândegas da República da China (GACC).  

Participaram da reunião na sede do sindicato, em Santa Cruz do Sul (RS), o chefe da Divisão de Programas Especiais de Exportação do Ministério da Agricultura de Brasília, Caio César Simão; o superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) do Rio Grande do Sul, José Cleber de Souza; o presidente do SindiTabaco, Iro Schünke; o Chefe da Divisão de Defesa Agropecuária do MAPA RS, Jairo Carbonari; o chefe do Serviço de Fiscalização de Insumos e Sanidade Vegetal MAPA RS, Roque Danieli; o presidente da China Tabaco Internacional do Brasil (CTIB), Zhou Xinghua; a responsável técnica do Laboratório da Central Analítica da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Adriana Dupont Schneider; bem como representantes das empresas fornecedoras de tabaco para a China. 

O presidente do SindiTabaco, Iro Schünke, cumprimentou os presentes no encontro e reforçou a importância da China para o setor de tabaco brasileiro. “A China é um dos nossos maiores importadores já há muitos anos. O Brasil tem exportado uma média de 500 mil toneladas por ano e a China aparece sempre entre os principais destinos. Isso se deve muito ao trabalho estabelecido pelas entidades aqui presentes e, em especial, a participação do MAPA, sempre muito eficiente e efetiva. Nosso agradecimento à CTIB pela intermediação deste importante trabalho, bem como à UNISC. E, em especial, aos representantes da GACC. É a primeira vez que nos encontramos, mesmo que em vídeo, para trocarmos essas informações. O SindiTabaco atua como um facilitador na intermediação entre as empresas e essas entidades e estamos muito satisfeitos de chegar ao final de mais uma pré-inspeção com bons resultados. A expectativa é de que possamos evoluir nossos negócios com a China”, ressaltou Schünke.  

 “A China é nosso mais importante parceiro comercial. Em 2022, foram mais de US$ 150 bilhões transacionados. No setor do tabaco, os embarques para a China iniciaram em 2005. A partir de 2008 iniciamos o monitoramento e em 2010 formalizamos o protocolo que vem fortalecendo o comércio de tabaco entre os dois países e que envolve setor público e privado com o objetivo de destinar um produto de qualidade fitossanitária. O setor é um exemplo na condução deste programa e sempre conseguiu demonstrar a rastreabilidade do processo e do produto. Desde o campo até a caixa que é exportada, a gente consegue rastrear a origem na eventualidade de encontrar uma inconformidade, algo que nunca aconteceu em todos esses anos de protocolo”, comentou o Chefe da Divisão de Programas Especiais de Exportação do Ministério da Agricultura de Brasília, Caio César Simão. 

José Cleber de Souza, superintendente do MAPA RS, reforçou a importância de manter o olhar atento em torno do mercado. “A China é um parceiro relevante, assim como o tabaco, que ocupa uma posição de destaque do cenário gaúcho. A superintendência está atenta para prover todo o suporte necessário à manutenção e ampliação de mercados. Minha participação é no sentido de representar esse compromisso, que é também do ministro Carlos Fávaro e do governo, e de reconhecimento desta atividade que é muito relevante”, comentou. 

Como tem ocorrido nos últimos anos, em acordo com o GACC, o MAPA ficou encarregado da coleta das amostras de tabaco processado e envio à Central Analítica da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) para testes laboratoriais que comprovem a fitossanidade do produto antes do embarque. Roque Danieli, auditor fiscal e chefe do Serviço de Fiscalização de Insumos e Sanidade Vegetal do MAPA no RS, falou sobre as atividades da pré-inspeção. 

“Durante essas três semanas, os representantes da GACC puderam acompanhar, em formato virtual, a execução do protocolo. Esperamos que a apresentação dos trabalhos esteja a contento e agradecemos o empenho das empresas no trabalho de monitoramento, garantindo um produto livre das pragas previstas dentro do protocolo. Também avaliamos o uso de defensivos e de boas práticas agrícolas e não encontramos inconformidades nas fiscalizações realizadas a campo, resultado direto do Sistema Integrado e do constante trabalho de atualização dos técnicos das empresas. Esperamos que sejam aprovados esses seis últimos lotes e vamos encaminhar ainda na próxima semana o relatório final. Recomendamos a continuidade deste trabalho conjunto para a manutenção desta importante parceria comercial”, comentou Danieli ao grupo. 

Relatório preliminar é positivo 

A responsável técnica do Laboratório da Central Analítica da UNISC, professora Adriana Dupont Schneider, detalhou as análises realizadas até o momento. “Este ano teremos um total de 53 lotes analisados, sendo 47 já aprovados e outros seis que serão avaliados após a reunião. As amostras são oriundas de oito empresas e todos os resultados foram negativos para as pragas que fazem parte do acordo entre Brasil e China”, atestou. Segundo ela, objetivo foi analisar e atestar a qualidade fitossanitária do tabaco para as nove pragas previstas no protocolo: seis insetos [sendo quatro tipos de besouros e dois tipos de pulgas], dois tipos de sorgos [plantas invasoras daninhas] e, por fim, o mofo azul. “Foram 17 dias de investigação e cada amostra, minuciosamente analisada, gerou um relatório de ensaio. Quanto ao mofo azul, deu-se atenção especial visto que é o patógeno de maior preocupação do governo chinês. Todas as amostras analisadas até o momento tiveram resultado negativo. São resultados que atestam e asseguram a qualidade fitossanitária do tabaco brasileiro a ser exportado para a China. Tenho acompanhado esse monitoramento há muitos anos e temos evoluído muito essa parceria, o que se reflete na confiança entre os dois países e consequente aumento do volume embarcado”, ressaltou em sua avaliação.   

O representante da GACC comentou que o resultado final da pré-inspeção dependerá da conclusão da análise das últimas amostras. Já o presidente da CTIB, Zhou Xinghua, está confiante com os resultados e aguarda que os trabalhos possam ser concluídos o mais brevemente possível. “Iniciamos este trabalho no início de setembro e encerramos hoje, com a última inspeção. Agradecemos a todos os envolvidos neste trabalho e esperamos que seja possível finalizar o relatório o quanto antes para que se possa adiantar os embarques”, concluiu Xinghua. 

Buracos na ERS 265 após as chuvas

 


Atenção motoristas que trafegam pela ERS 265, entre Canguçu e São Lourenço do Sul. Próximo ao Boqueirão tornaram-se verdadeiras crateras na rodovia. 

Com as fortes chuvas que afetam o município o asfalto acabou cedendo.

Imagens festa quinta-feira (28).

quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Para Zé Nunes, a economia solidária é uma das principais sementes para o despertar da cidadania


“A capacidade que a economia solidária tem de gerar oportunidades, incluir e articular a população, especialmente os que estão à margem dos processos econômico e produtivo é gigante, e se constitui como uma das principais ferramentas para a cidadania”. A declaração foi feita pelo deputado estadual Zé Nunes (PT), durante a cerimônia de reinstalação da Frente Parlamentar em Defesa da Economia Solidária da Assembleia, presidida por ele, nesta quarta-feira (27).

Para o parlamentar, a economia solidária é uma referência de fazer economia, muito diferente da tradicional. “Parte do pressuposto de unir as pessoas, autogestão nos negócios, produzir e consumir sem competição direta. É muito maior do que os números apresentam. Todo cooperativismo, todas as formas produtivas associativas, e todas as redes de cooperação fazem parte da economia solidária” defendeu.

 
O secretário nacional de Economia Popular e Solidária substituto, Vital Filho, participou de forma virtual. Ele falou das diversas formas de produção, e destacou que mais que uma política de governo, é preciso uma política de estado para esta área. “Precisamos reproduzir um projeto em todos os níveis, com oportunidades para o desenvolvimento econômico com vivência dos direitos, relações mais justas e organização de produção e consumo”, declarou.

O chefe de Divisão da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento, Gustavo Ryden de Mello Lopes, assegurou que a secretaria será ativa neste processo de retomada do Conselho. “A Ecosol tem um poder de emancipação, de produzir bens e distribuir renda. É, sem dúvida, um modelo que vem a auxiliar este momento tão difícil para a população gaúcha”, comentou. Ele lembrou que na terça-feira (3), às 14h na Casa de Cultura será reativado o Conselho Estadual de Ecosol.
 

Entre as principais lutas da Frente estão o fomento das compras públicas com o apoio à comercialização de produtos, a retomada efetiva do Conselho Estadual, a aprovação do PL 6606/2019, da Política Nacional de Economia Solidária, o cooperativismo autêntico, investindo em um plano de desenvolvimento e fomento da economia solidária e o incentivo à cooperação, e defesa de investimentos em infraestrutura de gestão e controle, em formação para a autogestão, constituição de políticas para criação de fundos solidários e apoio ao microcrédito, recursos para ações da economia solidária, fortalecimento das formações e articulações, locais e regionais, do Fórum Gaúcho de Economia Solidária e estímulo à criação dos conselhos municipais de economia solidária, através de projetos de leis municipais.

Participaram os deputados estaduais Maria do Rosário e Elvino Bohn Gass, o superintendente Regional do Trabalho, Claudir Nespolo, e o de Desenvolvimento Agrário, Milton Bernardes, UNICAFES, AVESOL, UNISOL, Fórum Gaúcho da Economia Solidária, Movimento Nacional dos Catadores, representantes do setor pesqueiro, de incubadoras de universidades, e de empreendimentos.

POLÍCIA CIVIL REALIZA 2ª FASE DA OPERAÇÃO ARGOS EM SÃO LOURENÇO DO SUL COM 4 PRISÕES

A Delegacia de Polícia de São Lourenço do Sul, realizou na manhã de hoje, 27/09/2023, o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva no combate ao tráfico de drogas. Nas diligências cujo alvo se encontrava na Av. Isolina Passos, foram apreendidas drogas consistentes em 55 porções de crack e uma porção de maconha, sendo autuados em flagrante por tráfico de drogas uma mulher de 24 anos e um homem, já investigado, de 20 anos. 

Nas diligências cujo alvo se encontrava na Rua Mariz e Barros, foram apreendidas drogas consistentes em 04 porções de crack e uma porção de maconha, sendo autuados em flagrante por tráfico de drogas dois investigados, um homem de 19 anos e outro de 20 anos. Participaram da operação 10 policiais civis da delegacia local. A Polícia Civil conta com o apoio da população para encaminhar denúncias anônimas pelo whatsapp 53-98448.5901.

Situação desta quarta-feira em São Lourenço do Sul após as chuvas

 🚧Comunicado Defesa Civil e Prefeitura Municipal 27/09 10h00

🔹Na manhã desta quarta-feira a defesa civil informou que houve recuo das águas da lagoa e dos arroios Carahá e São Lourenço, porém ainda existem pontos com alagamentos nas áreas ribeirinhas.

🔹A SMOU tem feito vistorias nos estragos deixados pelo avanço da lagoa no dia de ontem e avisa a comunidade a evitar o tráfego a pé no calçadão e ciclovia, visto que há chance de deslizamento de alguns pontos e árvores caídas.

🔹No interior, o SMDR relata que há muitas estradas danificadas, pontes foram destruídas, e o acesso está comprometido em diversos pontos,  e a reconstrução e reparo desses locais vai depender da previsão do tempo se mostrar estável.

🔹O Prefeito Municipal Rudinei Harter tem agenda amanhã(28) pela manhã em POA com o Governador Eduardo Leite, Defesa Civil Estadual e outros prefeitos municipais para tentar a busca por maquinários e materiais para a reconstrução de boa parte do município, visto que a cidade ainda tem as avarias das chuvas e do Ciclone que aconteceu em Julho.

 🔹A SMDSH ainda tem 5 pessoas abrigadas no Salão Paroquial da Comunidade Católica Nossa Senhora de Fátima.

🌧️A previsão do tempo para esta quarta é de chuva fraca, porém a Defesa Civil permanece em alerta.

Em caso de emergência ligue para 190/193

ou Defesa Civil (53) 9100-0645





terça-feira, 26 de setembro de 2023

Imagens do volume das águas em São Lourenço do Sul

 








Gouvêa Veiculos: Mais de 45 anos no mercado Lourenciano

 






Duelo de campeões entre ABF e BGF/AAPF nas quartas de final do Campeonato Gaúcho Série Ouro

A ABF Futsal de São Lourenço do Sul vai encarar a BGF/AAPF, na fase de quartas de final do Campeonato Gaúcho Série Ouro 2023 da Federação Gaúcha de Futsal. O confronto vai reeditar a grande decisão de 2022, o primeiro jogo acontece em Bento Gonçalves, no sábado (07), a volta será em São Lourenço do Sul, no sábado (21). A ABF finalizou a primeira fase na terceira colocação da Série Ouro com 23 pontos em 12 jogos e a BGF/AAPF, encerrou a primeira fase na sexta colocação com 20 pontos em 12 jogos. Em caso de prorrogação, a ABF joga por empate por ter melhor campanha na fase inicial do Campeonato Gaúcho.

Para a equipe rubro-negra lourenciana um reencontro especial com a tradicional equipe de Bento Gonçalves. Na decisão de 2022, exatamente no dia 17 de dezembro de 2022, um jogo histórico para a ABF Futsal e para São Lourenço do Sul, os rubro-negros precisavam ganhar no tempo normal e venceram por 6 a 3 a equipe da BGF. Na prorrogação vitória por 4 a 0, trazendo a conquista inédita do Campeonato Gaúcho Série Ouro da FGFS para São Lourenço do Sul. A BFG venceu a competição estadual em 2021. 

Na Série Ouro de 2023 as equipes se enfrentaram na primeira fase em São Lourenço do Sul, com vitória rubro-negra por 4 a 2, os gols da ABF foram marcados por Endrigo (2 gols), Tessmer e Cleiton Lopes. Kevin e Pedro marcaram para a BGF/AAPF. 

Vá ao ginásio, incentive São Lourenço do Sul entre os melhores do futsal gaúcho. A ABF conta com a parceria da Rádio Litoral Sul FM/Youtube Litoral Esportes, que transmite Ao Vivo no YouTube todas as emoções dos jogos da ABF Futsal em 2023.

Jogamos juntos, a equipe rubro-negra conta com o apoio da Prefeitura Municipal, Câmara Municipal de Vereadores e ACI/CDL de São Lourenço do Sul.

Divulgação: ABF Futsal

Rústica da Lagoa - Em janeiro de 2024

 Prepare-se e aguarde mais informações em breve.


segunda-feira, 25 de setembro de 2023

Informações de ALERTA da Defesa Civil do RS

 ⚠️ Informações de ALERTA

- Severidade: Alta  

- Categoria do Evento: Inundações

- Urgência: Esperado  

- Confiança: Provável  

- Começo da Vigência: 25/09/2023 – 12h45min

- Término da Vigência: 26/09/2023 – 12h30min.                                                                                                                 

                          

*Defesa Civil RS*: Alerta para risco de alagamentos, cheias em arroios, inundações gradativas em rios e em regiões ribeirinhas. Válido por 24h. Emerg. Ligue 190/193

Abertura oficial da 2ª Taça Vermelho e Branco

 É SEXTA!!  Abertura oficial da 2ª Taça Vermelho e Branco com grandes jogos 🙌🏻🥳

A primeira rodada promete grandes jogos no Esporte Clube São Lourenço, esse ano temos dez equipes convidadas.

🟡 Prestigie e torça por sua equipe! Valor do ingresso R$ 5.00

📆Sexta (29/09)

📍Ginásio do Esporte Clube São Lourenço

Ingressos R$ 5,00



domingo, 24 de setembro de 2023

Gouvêa Veículos estará na Expofeira 2023 em SLS

 


Ciclone eleva risco de chuva volumosa para próxima semana

A MetSul Meteorologia alerta que a chuva não vai dar trégua no Rio Grande do Sul até quarta-feira e que aprofundamento de uma área de baixa pressão seguida da formação de um ciclone extratropical na costa vai reforçar ainda mais a instabilidade na terça-feira com chuva intensa e tempestades localmente fortes a severas. A semana já começa com chuva no Rio Grande do Sul. Desde o final da madrugada deste domingo novas áreas de instabilidade se formaram nas Metades Sul e Leste do estado enquanto o Norte e o Noroeste seguem com tempo firme e ar muito quente sob um padrão de bloqueio atmosférico.

Nesta segunda-feira, novas e fortes áreas de instabilidade se formam no Rio Grande do Sul. Desta vez mais do Centro para o Norte do estado. No decorrer do dia, a tendência é que a instabilidade migre no sentido Sul e alcance pontos da Metade Sul gaúcha. O risco de chuva localmente forte a intensa com temporais isolados de raios, granizo de variado tamanho e vento forte persiste.

Na terça, uma área de baixa pressão vai se deslocar do Nordeste da Argentina e Paraguai para o Sul do Brasil e cruzará a região de Oeste para Leste na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina. Esta baixa pressão reforçará muito a instabilidade durante o dia na terça com chuva intensa em muitos locais e temporais que localmente podem fortes e até severos com risco de vendavais e granizo, potencialmente médio a grande em alguns pontos com danos. O ciclone estará configurado na costa na quarta e sua circulação de umidade ainda traz chuva para o Rio Grande do Sul para as Metades Norte e Leste do estado, especialmente na primeira metade do dia, mas gradualmente o tempo começa a melhorar antes de uma sequência de dias de sol e tempo firme na maior parte do estado gaúcho que se inicia na quinta.

TERÇA-FEIRA SERÁ DIA DE ALTO RISCO NA FORMAÇÃO DO CICLONE Embora este domingo e a seguda sejam dias com registro de chuva localmente forte a intensa com temporais isolados principalmente de granizo, o dia de maior risco será a terça-feira que terá uma significativa intensificação da instabilidade no Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina.

VOLUMES DE CHUVA SERÃO ALTOS E TRARÃO PROBLEMAS EM RIOS E CIDADES Adverte-se ainda que volumes muito altos de chuva devem ser esperados em parte do Rio Grande do Sul entre hoje e quarta-feira com os acumulados mais altos previstos para a terça. Os volumes em algumas cidades gaúchas apenas entre hoje e o final da terça devem superar a média histórica do mês todo.

Fonte: Metsul

São Lourenço do Sul teve 28 residências atingidas pelo granizo e 3 desabrigados

 ATUALIZAÇÃO CREPDEC4 - Defesa Civil Zona Sul do RS, em 24 de setembro de 2023:

Amaral Ferrador Lavouras afetadas na localidade de "Bom Será". Não houve registro de danos em telhados;

Arambaré: 02 casas afetadas;

Arroio do Padre: 250 Casas afetadas;

Camaquã: 10 residências afetdas, todas na região da Pacheca, ao qual já vem sofrendo com os alagamentos pela sua proximidade com a Lagoa dos Patos;

Canguçu 400 residências afetadas pelo granizo;

Capão do Leão:Não foi afetado pelo granizo;

Cerrito: 20 residências danificadas no interior do município. Defesa civil continua levantamentos;

Chuí: Não houve danos por granizo;

Chuvisca:Houve registro de granizo na localidade de palmeira, no interior, porém não afetou residencias. no entanto trouxe prejuízos a lavoura de fumo, ao qual está sendo quantificado.

Cristal: 75 residências afetadas. defesa Civil continua contabilização.

Dom Feliciano: Não houve registros para a CREPDEC4;

Encruzilhada do Sul: sem registro de danos 

*lHerval: Não foi afetada;

Jaguarão: Não foi afetada;

Morro Redondo: 92 casas afetadas. Muitos problemas relacionados ao plantio do pêssego, em fruticultura de grande significado para a região. Estima-se 80% da perda.

Pedras Altas: Granizo pequeno. Pequenos danos.

Pedro Osório: Não foi afetado pelo granizo;

Pelotas: Levantamento ainda em andamento, mas já foram assinaladas 100 residencias afetadas. O município continua trabalhando intensamente por conta da elevação constante do nível na Lagoa dos Patos. 110 pessoas estão desabrigadas no momento e a estimativa de desalojados é maior ainda. A Defesa Civil faz um trabalho permanente para oferecer a retirada das pessoas de áereas de risco.

Pinheiro Machado: 50 residências afetadas pelo granizo;

Piratini: 30 casas afetadas pelo granizo;

Rio Grande: Não foi afetado pelo granizo, porém está atuando intensamente por conta da elevação constante do nível na Lagoa dos Patos. 52 pessoas estão desabrigadas no momento e estima-se que 130 estejam desalojadas. A Defesa Civil faz um trabalho permanente para oferecer a retirada das pessoas de áereas de risco.

Santa Vitória do Palmar:07 casas foram destelhadas pelo temporal. 

Santana da Boa Vista:Não houve registros para a CREPDEC4;

São José do Norte: Não foi afetada pelo granizo; O município esta sendo afetado pela cheia da laguna dos Patos, com problemas de acesso ao interior do município


São Lourenço do Sul: 38 residências afetadas pelo granizo. O município esta sendo afetado pela cheia da laguna dos Patos. A Prefeitura Municipal através da Defesa Civil e Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação disponibiliza alojamento para pessoas em situação de risco no Salão Paroquial da Comunidade Católica Nossa Senhora de Fátima R. Santa Cruz, 267 - Centro. Três pessoas estão desabrigadas.

Turuçu: 13 residências afetadas. defesa Civil ainda faz levantamentos no interior.

Escola Rodolfo Bersch comemora 84 anos

 


PRF alerta que haverá interrupção total na BR 293, Km 151 em Candiota a partir do meio dia



A partir do meio dia deste domingo (24), a Polícia Rodoviária Federal informa que haverá bloqueio total da rodovia para todos os tipos de veículos na BR 293, Km 151, entre Hulha Negra e Candiota, próximo a ponte do Jaguarão. 

A obstrução é necessária para a realização de obras e escavação da pista pelo DNIT, em razão do pavimento ter cedido. Não há previsão de liberação do trânsito no local para os próximos dias.

Rotas alternativas

Para quem se desloca de Pelotas para Bagé e Santana do Livramento, a orientação é utilizar a BR 392, por Canguçu/Santana da Boa Vista, acessando a BR 153 em Caçapava do Sul.

Para quem se desloca de Bagé sentido Pelotas, deve-se acessar a BR 153 em Bagé e seguir até Caçapava do Sul para acessar a BR 392 sentido Pelotas.

Está sendo analisado pelo DNIT um desvio pela localidade do Seival, porém ainda não confirmado em razão das chuvas.

Pontos de bloqueios nas Rodovias Federais:

Atualizado 24/09.

1) ESTRELA/RS, BR 386, km 350, Defeito na via, Interdição Parcial: Crescente (sentido Lajeado x Montenegro) uma faixa interditada e uma livre, local de pista dupla;

2) SÃO MARCOS/RS, BR 116, km 96 Fenômenos da natureza, Bloqueio Total: Ambos os sentidos;

3) NOVA PETRÓPOLIS/RS, BR 116, km 181, Fenômenos da natureza, Bloqueio Parcial com semáforo controlando o trânsito com pare e siga;

4) TAPES/RS, BR 116, km 370,4, Fenômenos da natureza, Interdição Parcial: decrescente com uma faixa interditada e outra livre, local de pista dupla.

5) SÃO SEPÉ/RS, BR 290, km 353, Fenômenos da natureza, Interdição Parcial para veículos pesados, liberado para veículos leves na Ponte do Bossoroca;

6) CAÇAPAVA DO SUL/RS, BR 290, km 311.8, Fenômenos da natureza, Interdição Parcial; Pista simples com pare e siga;

7) CACHOEIRA DO SUL/RS, BR 153, km 412, Obras na rodovia, Interdição Parcial: Crescente para veículos acima de 18 toneladas; (sentido Novos Cabrais x Caçapava do Sul); Ponte do Fandango sobre o Rio Jacuí;

8) CACHOEIRA DO SUL/RS, BR 153, km 410, sentido a Caçapava do Sul, fenômenos da natureza, Interdição Parcial no sentido crescente com pare e siga;

9) HULHA NEGRA/RS, BR 293, Km 151, A 1 Km do Rio Jaguarão; Interdição por problemas no pavimento. Interdição Parcial com pare e siga, tráfego apenas para veículos leves.

sábado, 23 de setembro de 2023

Vídeo mostra queda de granizo em SÃO LOURENÇO DO SUL

 Vídeo filmado na madrugada deste sábado (23)


Queda de granizo causa prejuízo em São Lourenço do Sul

CREPDEC 4 informa ocorrência de granizo no Municipio de São Lourenço do Sul neste sábado (23). Municipios como Canguçu e Arroio do Padre também registraram.

O contato da defesa civil municipal de São Lourenço do Sul, Vandino - coordenador municipal é  (53) 99100-0645 para familias atingidas.



A Defesa Civil alerta para tempestades com descargas elétricas, chuvas intensas, queda de granizo e rajadas de vento que podem passar dos 70 km/h atuam na Campanha, Centro, Vales, RMPOA e Litoral Norte. A tendência é que essas instabilidades sigam atuando nessas áreas nas próximas horas e gradualmente avancem para a Serra gaúcha, também com temporais associados.



sexta-feira, 22 de setembro de 2023

Datas de Negociação do reajuste dos servidores municipais


Atenção às datas de assembleias para definirmos o rumo da negociação:

Dia 26/09 (terça -feira) - QUADRO GERAL

Dia 27/09 (quarta - feira) - MAGISTÉRIO. 

A decisão é com vocês!!




quinta-feira, 21 de setembro de 2023

Festa na Comunidade Evangelica São João da Fortaleza

 Festa na comunidade evangelica São João da Fortaleza dia 24 de setembro. A tarde banda Imigrantes e a noite baile com a banda Destaque Nacional.     Não haverá cobrança de ingresso