quarta-feira, 31 de março de 2021

PREFEITOS QUEREM CONHECER O PROJETO PARA A VENDA DA CORSAN

Maioria é contrária à privatização

Depois da Assembleia promovida pela Famurs na manhã desta quarta-feira, onde foi aprovada uma Nota que critica a postura do governo estadual em não construir pautas importantes junto com os municípios, a maioria dos prefeitos da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) manifestou apoio ao movimento que pede a suspensão da exclusão do plebiscito sobre o tema. Os prefeitos entendem que não é o momento para tratar de pautas tão importantes face à concentração de energias para mitigar os efeitos da pandemia. 

Durante a reunião remota, o presidente da Azonasul, Vinicius Pegoraro (MDB), prefeito de Canguçu, manifestou posicionamento sobre o desconhecimento, por parte dos prefeitos, do projeto traçado para a venda da companhia. Ele disse que é preciso estar claro quais os objetivos pretendidos e quais as previsões orçamentárias de investimentos com o lucro da venda. Ele também revelou sua posição contrária à realização de um plebiscito.

O documento da Famurs enfatiza a recorrente falha entre a comunicação do Governo do Estado com os municípios e menciona que a CORSAN é uma empresa lucrativa que atende 317 cidades gaúchas. A Federação também expressa que são os municípios que detém o direito à água e ao esgoto. “Portanto, o destino da CORSAN não pode ser decidido sem participação dos municípios. Não abrimos mão do nosso direito de participar para decidir, coletivamente, junto com a Assembleia Legislativa, Governo do Estado e sociedade gaúcha, qual o melhor caminho para um bem fundamental como a água do povo gaúcho”, diz a Nota. 

Por fim, o documento ainda menciona que a Companhia pode e deve melhorar e solicita ao Governo do Estado e à Assembleia Legislativa do RS a suspensão da tramitação da PEC que extingue o plebiscito. É preciso diálogo verdadeiro. É preciso transparência. É preciso clareza. Qual é o projet”? Por que a pressa?”, questiona o documento assinado pelo presidente Emanuel Hassen de Jesus. 

*LEVANTAMENTO* – A equipe técnica da Azonasul apurou que entre os 22 municípios, apenas quatro não são atendidos pela Corsan. Os demais dependem da companhia para a prestação dos serviços de abastecimento de água e esgoto. Dos dezoito atendidos, 12 responderam ao levantamento sobre a privatização e dez foram contrários à venda. Dois, no entanto, ainda não têm opinião final formada.

Calendário de pagamento do novo Auxílio Emergencial

  🗓 Está no ar o calendário completo de pagamentos do #AuxílioEmergencial2021. O modelo segue o que foi implementado no ano passado, com um escalonamento por mês de nascimento para as pessoas receberem o crédito na Conta Social Digital da Caixa e outro para os saques. Confira ⤵️



Saiba mais: https://bit.ly/3m6pImd #IssoÉCidadania

Coronel Valdoir Ribeiro lança pré-candidatura a deputado estadual em 2022

Coronel Valdoir Ribeiro, presidente local do PDT, lançou sua pré-candidatura a deputado estadual pelo partido, em 2022. O comunicado foi publicado na rede social facebook nesta quarta-feira (31/03)

DECISÃO TOMADA.
Neste momento acabo de aceitar o convite para colocar meu nome a disposição para concorrer a Deputado Estadual. Depois da enquete que fiz, tive em poucos dias, o apoio de pessoas amigas de 14 cidades. Em um momento em que só se vive o medo da Pandemia, onde muitos Políticos estão em baixa e eu receber este apoio, me deixa muito tranquilo. Sendo assim São Lourenço do Sul, já tem um nome a disposição para as eleições 2022. Se chama Coronel Valdoir Ribeiro. Vamos a LUTA.

Recentemente ele publicou que ficará até Maio de 2021 como presidente local do partido e não deseja continuar no posto.

COOPAR/POMERANO AMPLIA SUA CAPACIDADE DE ARMAZENAGEM EM LATICÍNIOS

COOPERATIVA REALIZOU IMPORTANTE INVESTIMENTO NA UNIDADE DA BR 116


A COOPAR – Cooperativa Mista dos Pequenos Agricultores da Região Sul Ltda., realizou importante investimento na área de Laticínios, segmento que habitualmente recebe consideráveis aportes, para ter cada vez mais, uma forte dinâmica operacional, visando melhor atender seus associados Produtores de Leite e a demanda de mercado, como podemos destacar, por exemplo, recentemente, o investimento no concentrador de soro.
O presente investimento refere-se a mais um silo de armazenagem, o qual chegou na última semana junto a unidade da BR 116 da COOPAR/POMERANO, com esta investida a capacidade de estocagem é incrementada consideravelmente, totalizando agora uma capacidade total de 500.000 litros.
O Gerente de Laticínios da COOPAR/POMERANO, Fábio Bender destaca que a Cooperativa está permanentemente aumentando sua capacidade de operação, sempre visando atender melhor seus associados e aumentando sua performance junto ao segmento de atuação, hoje temos que estar sempre muito atentos as tendências e dar cada vez mais competitividade as ações que potencialize nossa produção, viabilizando cada vez mais de forma eficaz os Produtos POMERANO.

A Pedra Guardiã, ou Shutzstein

 #SLStemTourVirtual | A Pedra Guardiã, ou Shutzstein (em alemão, Pedra da Proteção), é um dos muitos atrativos turísticos do interior de São Lourenço do Sul. A Pedra Guardiã tem 148 metros de altura, sendo bastante íngreme, e fica localizada no 4º Distrito de São Lourenço do Sul, em Sesmaria, distante 40km do centro da cidade.

A Shutzstein, segundo o geólogo Marlon Borges Pestana, é uma rocha monolítica de granito de quartzo. É o maior afloramento matamórfico cristalino com veios hialinos da região. Há alguns moradores locais que dizem ter visto até mesmo OVNIS próximos a Pedra.

A pedra tem o nome de Guardiã, desde 1994, quando durante a Caravana Rural, os alunos da Escola Marechal Floriano, escolheram este nome, baseado na designação de Shutzstein, como é chamada em alemão.  

Para chegar a pedra, deve se seguir uma pequena trilha, seguindo com cuidado pela pedra íngreme. Para chegar ao local é fácil, basta seguir cerca de 20km pela BR-116 (sentido São Lourenço do Sul - Pelotas), vire a direita na Estrada Santana e siga por mais 16.7km até a pedra. Veja aqui o mapa: https://goo.gl/maps/Pbt2GDdmP7DVvBvc9

Ditadura não se celebra. Ditadura se repudia.

 


terça-feira, 30 de março de 2021

Potências Maçônicas alertam que não apoiam atos favoráveis a ditadura

 As Grandes Lojas confederadas à CMSB informam que a associação que manifestou-se politicamente não tem legitimidade e representatividade para falar em nome da Maçonaria Brasileira em geral e das Grandes Lojas brasileiras em particular, além de alertar que tal comportamento afronta os princípios maçônicos e as leis do país.


A nota é assinada pelo Presidente da Assembleia e pelo Secretário-Geral da CMSB, além de todos os Grão-mestres.

Documentário resgata época da Ditadura Civil-Militar em São Lourenço do Sul/RS


O documentário "Memórias do Esquecimento: A efervescência de São Lourenço do Sul nos tempos da Ditadura" foi lançado no último domingo (28), em semana que o Brasil completa 57 anos do Golpe Civil-Militar de 1964.

Financiado pela Lei Aldir Blanc, o projeto foi idealizado pelo advogado Pedro Henrique Farina Soares e contou com a colaboração da jornalista Gabriela Schmalfuss Borges. Ambos fazem parte do Vozes em Movimento, coletivo que atua em São Lourenço do Sul/RS desde 2015 na produção e divulgação de conteúdo de caráter independente, promovendo também eventos culturais, como cines-debate, rodas de conversa e saraus temáticos.

 

Com o documentário, adupla afirma que buscou - dentro de seus limites - estabelecer uma espécie de "Comissão da Verdade" do pequeno município, localizado às margens da Lagoa dos Patos e cerca de 60km distante de Pelotas. Com o projeto finalizado, acreditam que, de certa forma,o objetivo foi alcançado.

 

Pedro Henrique reconhece que o tema da ditadura está intrinsecamente ligado à sua trajetória humana e acadêmica. “São anos tentando compreender o que se passou naquele período e qual a razão desse passado insistir em continuar nos rondando, se tornando cada vez mais presente”, destaca.

 

O produtor explica que perdeu as contas de quantas vezes ouviu comentários de que São Lourenço era tranquila e que não guardava qualquer marca de repressão do regime ditatorial que assolou o Brasil entre os anos de 1964 e 1985, mas que reproduzir este pensamento é um engano. Desta forma, teve a ideia para o título “Memórias do Esquecimento”, que também é uma homenagem ao livro de mesmo nomedo jornalista gaúcho Flávio Tavares.

 

“Tivemos sim efervescência política e cultural no período da ditadura civil-militar.

Assim como em grandes centros do país, o município registrou prisões políticas, censura, movimentos estudantis, quebra de costumes e construção de utopias de um mundo mais justo e igualitário”, afirma. Para ele, resgatar essas histórias é recuperar aquilo que nos constituiu e ainda nos constitui enquanto comunidade e seres políticos que somos.

 

O documentário conta com quinze depoimentos. A produção entrevistou pessoas que

dentro de suas realidades contribuíram, seja no movimento estudantil, no cenário cultural ou no ambiente político, para fortalecer a cultura e o debate na cidade entre os anos de 60, 70 e 80, período de forte restrição das liberdades individuais e coletivas.

 

Também foram consultados arquivos históricos, como documentos do Arquivo Nacional, jornais da Biblioteca Municipal e livros sobre a história do município, além de fotos e áudios de programas de rádios cedidos pelos entrevistados.

 


O vídeo completo está disponível no link:https://www.youtube.com/watch?v=rLVv88_vHPU&t=4s

 

Acompanhe o Vozes em Movimento

Facebook: fb.com/coletivovozesemmovimento

Instagram: https://www.instagram.com/vozesemmovimento/

Azeite de Oliva produzido em São Lourenço do Sul

Primeiro azeite de oliva produzido em São Lourenço do Sul. A iniciativa é do Dr. Alcir Yupen, que agora também é agricultor. Incentivador da olivicultura, empreendedor, representa vanguarda no cultivo de oliveiras no Município. O cultivo de oliveiras é uma alternativa viável de diversificação de produção.



Covid-19: Brasil tem novo recorde de mortes em 24h, com 3.780

 O Brasil registrou 3.780 novas mortes pelo novo coronavírus e 84.494 casos da doença nesta terça (30). Com isso, o total de mortos chegou a 317.646 e o de casos a 12.658.109, de acordo com o painel atualizado pelo Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde), um sistema próprio de informações que reúne dados de contaminados e de óbitos em contagem paralela à do governo.

A marca de 3.780 óbitos é um novo recorde diário e apenas a quarta vez que o país tem mais de 3 mil mortes em um dia. Os outros três aconteceram na última semana, incluindo o então recorde, de 3.650 da última sexta (26).

Os dados do Conass também viraram referência para o Congresso Nacional, que abandonou a contagem do Ministério da Saúde. A decisão foi anunciada pelo então presidente do Senado, Davi Alcolumbre, no início de junho de 2020.

Policia realiza prisão preventiva em investigação de tentativa de homicídio

 No dia de hoje, 30/03/2021, a Polícia Civil de São Lourenço do Sul, com apoio da Brigada Militar, cumpriu prisão preventiva de indivíduo investigado pela tentativa de homicídio ocorrida no dia 1º de março de 2021. Nessa ocasião, um adolescente de 15 anos foi vítima de disparo de arma de fogo no Bairro Kraft. Auxilie a Polícia Civil com informações pelo whatsapp número 53-99127.5719


Prefeitos da Azonsul descontentes com governo estadual

 Foram duas horas de reunião on line com manifestações da maioria dos prefeitos integrantes da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) expressando críticas à conduta do governador Eduardo Leite (PSDB) em várias pautas municipalistas. Os prefeitos da região defendem ações mais equilibradas e querem ampliar a participação nas políticas adotadas. 

“ Em cada encontro que tenho a oportunidade de participar como representante da Azonasul, tento contextualizar o nosso descontentamento sobre os recorrentes anúncios estaduais sem uma construção prévia com os prefeitos. Isso, sem falar no aumento frequente das responsabilidades para os municípios. Destaco, também, que as liberações anunciadas e a retomada da cogestão foram aquém do que gostaríamos”, disse o presidente Vinicius Pegoraro (MDB), prefeito de Canguçu.



Na mesma linha, o coordenador do Comitê Regional de Enfrentamento ao Coronavirus, Favio Telis (MDB), prefeito de Jaguarão, criticou o fato de que o governador está intervindo diretamente nas administrações municipais através de decretos, elencando os transtornos causados com os prazos dados para adequações de protocolos sanitários da pandemia, a nova determinação que prevê a contratação de um fiscal para cada dois mil habitantes e o horários determinados para o funcionamento de bares e restaurantes. “ As operações comerciais estão muito prejudicadas. Algumas classes estão amargando com as restrições”, complementou. 


O coro foi engrossado pelos prefeitos do Chuí, Marco Antônio Barbosa (DEM); de São Lourenço do Sul, Rudinei Härter (PDT) e de Cerrito,  Douglas Silveira (PP) que apresentaram indignação com o projeto proposto que altera o Índice de Participação dos Municípios (IPM), indicador utilizado para distribuir a arrecadação do ICMS entre as prefeituras, incluindo a educação entre os critérios de rateio. A proposta, que  modificaria a repartição e permitiria que os índices ligados ao desempenho educacional fossem incorporados ao cálculo da divisão, estaria na fila dos projetos encaminhados à Assembleia Legislativa. “Não é momento para modificar algo tão importante. O governador sabe que estamos centrados na contenção da pandemia, no atendimento à população acometida pela enfermidade e não há como estudar a proposta, calcular, apresentar algum tipo de sugestão nesse momento tão tenso. Mas, mesmo assim, o governador insiste em levar adiante”, ponderou Barbosa. 

Para o chefe do Executivo de Cerrito, que já fez os cálculos, as perdas seriam expressivas em seu município. “Não concordamos com a mudança. Até porque não há novos recursos e se haverá um novo tipo de rateio, alguns sairão perdendo. Como é o nosso caso”, lembrou o progressista.

POSIÇÃO – O presidente Pegoraro tem agenda com Eduardo Leite nos próximos dias. Ele garantiu que levará ao conhecimento do governador essas posições e buscará o diálogo para contornar a manutenção da pauta municipalista em defesa dos prefeitos.

AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTIRÁ COMERCIALIZAÇÃO DO TABACO SAFRA 2020/2021

Nesta quinta-feira (1º), Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa realiza de audiência pública para discutir a situação da comercialização da safra do tabaco safra 2020/2021. A audiência é uma proposição conjunta dos deputados Zé Nunes (PT) e Elton Weber (PSB). O debate será transmitido na página do deputado Zé Nunes no facebook.


"Neste momento da comercialização veio a decepção e o desânimo, pois a classificação feita pelas empresas tem prejudicado os produtores. A ideia é dar voz aos elos da cadeia produtiva, especialmente, aos agricultores que precisam de justa remuneração pelo produto comercializado", destaca Zé Nunes (PT).

Igreja Matriz de São Lourenço do Sul

 #SLStemTourVirtual | A Igreja Matriz de São Lourenço do Sul é a sede paroquial das Igrejas Católicas do município. Nela, é comemorado anualmente o Dia de São Lourenço, padroeiro de São Lourenço do Sul.

Os festejos iniciaram em 1897, segundo livro Tombo escrito pelo padre Carlos Becker. Nesta época, a Igreja Matriz não era neste local, mas sim em prédio - que foi posteriormente demolido - edificado onde hoje esta localizada a Escola Nossa Senhora Estrela do Mar (foto da antiga Igreja nos comentários). Como acontece até hoje, todas as congregações levavam a festa seus estandartes. Nos dias que antecedem a Festa há novena e, no dia da festa - que ocorre sempre no dia 10 de agosto -ocorre procissão da praça central até a Matriz, com missa festiva pela manhã. Além da missa, há almoço e, à tarde, atrações artísticas, musicais, jogos e sorteio de prêmios.
A Igreja Matriz possui belos vitrais e o topo do seu altar preserva pinturas sacras idealizadas pelo renomado pintor Gildo Scaranari (foto nos comentários) que antes cobriam boa parte das paredes da Igreja. Na década de 70, boa parte das pinturas foi coberta por tinta, por motivos desconhecidos.
A Igreja Matriz é aberta a visitação gratuita. Atualmente, as missas são transmitidas pela página "Paróquia de São Lourenço - RS", a presença nas missas é agendada.

segunda-feira, 29 de março de 2021

VAGA PARA ATENDENTE BALCONISTA (FEMININO)

 VAGA disponível até quarta-feira 31/03/2021

ATENDENTE BALCONISTA (FEMININO)

REQUISITOS:

- Experiência com o atendimento ao público.

- Ensino médio completo.

Interessadas devem enviar o currículo até quarta-feira para o email slourenco@fgtas.rs.gov.br.

sábado, 27 de março de 2021

Fim de tarde em São Lourenço do Sul

 Vídeo circula nasredes sociais mostrando final de tarde em São Lourenço do Sul na sexta-feira (26)


Dia Mundial de Conscientização da Epilepsia

 No Dia Mundial de Conscientização da Epilepsia, o Ministério da Saúde alerta sobre a importância de entender a doença e oferecer os melhores tratamentos para os pacientes.


Estima-se que a prevalência mundial de epilepsia ativa esteja em torno de 0,5% a 1,0% da população. O SUS oferta diagnóstico e tratamento da epilepsia, com objetivo de propiciar uma melhor qualidade de vida possível para as pessoas com a doença.

A epilepsia não impede ninguém de ser e fazer o que quiser e o tratamento auxilia os pacientes a levarem uma vida mais confortável. Fique atento aos sintomas e conscientize a todos ao seu redor sobre os tratamentos.

#MarcoRoxo #Epilepsia #SUS

sexta-feira, 26 de março de 2021

Alerta da Defesa Civil

 Atenção! ⚠️


A Defesa Civil do RS emitiu nesta sexta-feira (26), um alerta para chuvas intensas, descargas elétricas, queda de granizo e ventos moderados a fortes em todo o Estado. O alerta é válido para as próximas 24 horas.

Emergência ligue 199 ou 193.

quinta-feira, 25 de março de 2021

Mourão afirma que mortes por Covid-19 no Brasil “ultrapassaram o limite do bom senso”

 O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou, nesta quinta-feira (25), que o número de mortes em decorrência da Covid-19 no Brasil “ultrapassou o limite do bom senso”. “Vamos enfrentar o que está aí e tentar, de todas as formas, diminuir a quantidade de pessoas contaminadas e de óbitos, que já ultrapassou o limite do bom senso”, disse o vice-presidente no dia seguinte ao Brasil superar a marca de 300 mil mortes pela doença.

Mourão ainda comentou as decisões tomadas para unir os entes da Federação no combate à pandemia. “A criação desse comitê, que sinaliza para um trabalho conjunto de todas instituições que têm responsabilidade por debelar essa pandemia”, afirmou. Segundo ele, a designação para o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para conduzir as tratativas com prefeitos e governadores está bem colocada.

“O Senado, como representa a Federação, está bem colocado. No nível operacional, eles vão tratar a questão da habilitação de leitos, de aumentar os dias de vacinação e acelerar a compra de insumos”, analisou o vice-presidente, que não quis comentar as falas duras do presidente da Câmara, Arthur Lira, em sessão após a reunião.

O vice-presidente ainda disse não ver condições da adoção de um isolamento total (lockdown) nacional. “Isso é impossível de ser implementado, vai ficar só no papel. Eu julgo que essas medidas restritivas devem ficar a cargo de governadores e prefeitos, porque cada um sabe da situação na rua região e o governo federal precisa dar o apoio em termos de recursos financeiros para melhorar a situação da população”, afirmou. (R7)

Câmara repassou recursos para conserto de motoniveladora

A mesa diretora e os demais vereadores estiveram na manhã desta quinta-feira na sede da Secretaria de Desenvolvimento Rural, onde fizeram o repasse de R$ 56.000,00 (valor de adiantamento do duodécimo) ao secretário Moisés Araujo referente ao conserto de uma Motoniveladora Caterpilar ano 2013 que encontra-se avariada a mais ou menos um ano.

Estiveram presentes os vereadores Paulinho Pereira, Renan Hartwig, Luis Weber, Fabiane Peglow, Lauro Lopes e Emerson Pieper. Na ocasião Os vereadores fizeram vistoria no maquinario e foram apresentados os problemas pelo secretário.

PRAZO PARA ENTREGA DA DECLARAÇÃO ANUAL DE REBANHO ENCERRA DIA 30 DE ABRIL

O prazo final para entrega da Declaração Anual de Rebanho junto a Inspetoria Veterinária encerra dia 30/04/21 e a repartição alerta que pouco mais de 600 produtores realizaram a entrega. O cadastro é obrigatório e poderá ser entregue na própria Inspetoria ou, preferencialmente via WhatsApp ou e mail.  Com o objetivo de agilizar o atendimento, os formulários podem ser obtidos por qualquer cidadão no balcão da IDA e, desde que assinado pelo titular da ficha, qualquer pessoa poderá proceder a entrega do documento.  


    A única mudança em relação aos anos anteriores é a necessidade de informar a área total da propriedade, informação sem a qual não é possível fazer o lançamento do cadastro. Além disso, solicita-se a prévia conferencia dos valores de rebanho informados, a fim de agilizar o atendimento e evitar pendencias futuras de saldo de animais.

    Os servidores da repartição alertam que os produtores não deixem para entregar o cadastro na última hora, evitando aglomerações e transtornos.  O horário de atendimento da Inspetoria Veterinária é de Segunda a Sexta-feira das 08:00 as 12:00 e das 13:00 as 17:00 e o telefone para contato é o (53) 3251-1332.

Texto: Débora Ponsati

quarta-feira, 24 de março de 2021

Cresol participa da Global Money Week, campanha mundial sobre conscientização financeira para jovens e crianças

Pela primeira vez a Cresol participa da Global Money Week, campanha anual de conscientização global sobre educação financeira para jovens e crianças. O evento, realizado entre os dias 22 e 28 de março, é organizado pela Rede Internacional de Educação Financeira da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). No Brasil, as ações são coordenadas pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários). 

O tema deste ano é “Cuide de você, cuide do seu dinheiro”, destacando a importância de construir a resiliência financeira e permanecer saudável no contexto atual. Convidada pela Superintendência de Proteção e Orientação aos Investidores (SOI) e Divisão de Educação Financeira (COE) da CVM, a Cresol desenvolveu materiais voltados às crianças e aos jovens, além de conteúdos direcionados aos educadores, por entender que estes profissionais são fundamentais no processo de formação desse público. 

Na página de educação financeira da Cresol estão disponíveis conteúdos em português e também em espanhol, contribuindo com a CVM e a OCDE na promoção da educação financeira na América Latina. 

O presidente do Cresol Instituto, Alzimiro Thomé, destaca que, para a Cresol, inspirar crianças e jovens é uma das melhores formas de construir um futuro melhor. Promover o desenvolvimento da comunidade é acreditar em uma sociedade consciente nas suas escolhas, mais justa e sustentável.

“Quando falamos em educação financeira, o cooperativismo de crédito e a Cresol são referência. Trabalhamos sobre o tema em todas as nossas ações com o quadro social, inclusive com os jovens. Nos últimos anos também nos destacamos com ações durante a Semana Nacional de Educação Financeira e, agora, falamos sobre o tema em uma campanha de conscientização global, com o objetivo de incluir jovens conscientes no sistema financeiro”, disse.

Com ações cada vez mais inclusivas, a Cresol tem se tornado referência em educação financeira no Brasil. Agora, estende o alcance com a participação na Global Money Week, que em oito edições atingiu mais de 40 milhões de crianças e jovens de 175 países, com mais de 465 mil atividades e eventos e o envolvimento de 63 mil organizações. 

Câmara faz chamamento público para interessados em trabalhar na limpeza de terreno

 A Câmara Municipal de Vereadores realiza chamamento público as empresas interessadas em fornecer orçamento para realização de limpeza e capina do terreno e de todo o passeio público pertencente ao terreno, conserto do cercamento e do portão de entrada, com colocação de corrente e cadeado no portão, e total fornecimento dos materiais necessários, no terreno da Câmara Municipal, localizado na esquina das Ruas Júlio de Castilhos e Candoca Ferreira, medindo 1.296,48 m².


Poderão participar do referido Processo Licitatório as empresas devidamente habilitadas (possuir CNPJ).

Mais informações, na Secretaria da Câmara Municipal, ou pelo telefone 53-32512305.

Bancada do NOVO/RS quer barrar nomeações para áreas não essenciais

A Bancada do NOVO na Assembleia Legislativa do RS entrou com uma AÇÃO POPULAR CONTRA O GOVERNO para barrar nomeações e concursos para áreas não essenciais!

Segundo os deputados Giuseppe Riesgo e Fábio Ostermann:

De forma absolutamente ilegal, o Governador Eduardo Leite anunciou a contratação de 1,2 mil novos servidores, incluindo Procuradoria Geral, Secretaria do Planejamento e até a Orquestra Sinfônica do estado. Um absurdo, especialmente em meio à pandemia que vivemos, ao custo de, ao menos, R$ 133 MILHÕES anuais!

O RS está proibido de fazer novas nomeações e concursos, pois ultrapassa o limite de gastos com pessoal estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
Respeitamos a importância do serviço público, mas não podemos aceitar que o nosso Estado siga aumentando gastos de forma irresponsável, REPASSANDO A CONTA SEMPRE PARA A POPULAÇÃO GAÚCHA!

Governador sanciona lei que reconhece atividades físicas e de ensino como essenciais

 O governador Eduardo Leite sancionou, na tarde desta terça-feira (23/3), o Projeto de Lei (PL) 144/2020, que reconhece a atividade física e a educação infantil e fundamental das redes pública e privada como essenciais. Com a agora Lei 15.603, que será publicada no Diário Oficial do Estado de quarta-feira (24), os decretos que regulam as atividades no Rio Grande do Sul durante a pandemia serão atualizados.


De acordo com o governador, tanto o ensino quanto a prática de exercícios já eram considerados prioritários pelo governo, tanto que os estabelecimentos estão autorizados a operar, com restrições, inclusive na bandeira preta – nível mais rigoroso previsto no modelo de Distanciamento Controlado.

“Vivemos um momento ainda muito crítico da pandemia, por isso é necessário um rigoroso cumprimento de protocolos individual e a conscientização coletiva da população. Nesse sentido, esse PL vem ao encontro do nosso trabalho de redução da circulação do vírus, porque a atividade física está vinculada também ao exercício da atividade profissional e, com a ajuda dos seus conselhos, os profissionais têm responsabilidade de promover efetivamente a saúde das pessoas através da prática do exercício em si, mas também promovendo os devidos cuidados de higienização e redução dos contatos físicos, para não se tornarem um local de transmissão do vírus”, destacou Leite.

Na bandeira preta, o protocolo estadual permite atendimento individual condicionado à prescrição médica para reabilitação em academias e similares. Na regra da bandeira vermelha, que pode ser utilizada nos municípios que aderiram à cogestão, a prática de exercícios pode ser feita nos estabelecimentos desde que com uma pessoa para cada 32 metros quadrados de área útil de circulação e no máximo duas pessoas para cada profissional habilitado.

Aprovado na última terça (16), o PL 144, da deputada estadual Fran Somensi, reconhece a prática da atividade física e do exercício físico como essenciais para a população gaúcha tanto em estabelecimentos, como academias e clínicas, quanto em espaços públicos durante a pandemia de coronavírus, assim como em outras crises sanitárias ou catástrofes naturais.

Junto ao projeto, foi aprovada a emenda do líder do governo na Assembleia, deputado Frederico Antunes, que inclui no texto as atividades das redes pública e privada de educação infantil e ensino fundamental como essenciais, bem como o apoio pedagógico.

Pelos protocolos estaduais, a educação infantil e o 1º e o 2º ano do ensino fundamental estarão autorizados a operar na bandeira preta, mas não podem ser modificados pelo sistema de cogestão regional. No entanto, a retomada das aulas presenciais ainda está proibida no Rio Grande do Sul por decisão judicial. Segundo o governador, “o Estado está trabalhando para reverter a decisão”.

BR 116 com iluminação de LED

 A BR-116, no trecho de São Lourenço do Sul já está com seis pontos iluminados. A ligação feita pela CEEE foi resultado de tratativas do Gabinete do prefeito Rudinei Härter e da empresa Sultepa com a CEEE. No total, o trecho duplicado de São Lourenço do Sul terá sete pontos iluminados, seis deles já concluídos.

Os pontos são de cinco retornos, nos quilômetros 451, 454, 456, 459 e 462 da rodovia e também em duas travessias urbanas na localidade do Coqueiro. As instalações foram realizadas pela empresa Sultepa, responsável pelas obras de duplicação no trecho, utilizando lâmpadas de LED, mais econômicas do que as convencionais.

O consumo de energia elétrica é de responsabilidade do Município e a manutenção é de responsabilidade da Ecosul, empresa que administra a rodovia. Com a iluminação, o trânsito na rodovia fica mais seguro, assim como para as pessoas que vivem em residências às margens da rodovia.

SMTIC prepara programa de incentivo ao empreendedorismo

O secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Luis Carlos Citrini Braga e a estagiária Kaylane Farias Krolow, apresentaram ao prefeito Rudinei Härter na terça-feira (23) o projeto para criação do Programa Municipal de Incentivo ao Empreendedorismo (Promie).


O programa terá por objetivo qualificar e oferecer novos conhecimentos aos empreendedores lourencianos, incentivando a adoção de novas técnicas de marketing, finanças, gestão pessoal e empresarial para fomentar a economia local e modernizar a prestação de serviços em São Lourenço do Sul.
O início do programa será com os empreendedores da Economia Solidária, assim que o cenário da pandemia do coronavírus for favorável a isso. Para eles, o objetivo é qualificar ambulantes e microempreendedores, novos empreendimentos e aperfeiçoar vendas e lucros através da inovação e modernização. Para isso, cursos com plataformas presencial, virtual, e-books e vídeos serão ofertados aos integrantes da Economia Solidária. Cada participante terá seu desempenho avaliado por uma comissão e conforme avaliação serão beneficiados com locais públicos para comercialização de seus produtos com grande fluxo e visibilidade, como a praça central, triângulo da barrinha, praça Othon Knuppeln (curva do arroio), entre outros.
O programa está sendo desenvolvido pela Secretaria para que seja efetivado quando possível a realização de encontros e fluxo de pessoas nos espaços públicos.

terça-feira, 23 de março de 2021

Igreja desaba após chuvas no Taquaral

 A Comunidade Católica Sagrado Coração de Jesus de  Taquaral, divisa entre Canguçu e São Lourenço do Sul,  pede a seus membros que entrem em contato com Carlinhos Quevedo atraves desse whatsApp (53) 98439 1423 ou 984616309 para ação de retirada de entulhos e objetos da igreja que teve uma parte atingida durante as chuvas do ultimo sabado (20).

Informações do radialista Paulo Bauer 


Brasil registra 3251 mortes por covid-19 segundo CONASS

 


domingo, 21 de março de 2021

NOVO PLANO DE COGESTÃO DA AZONASUL PREVÊ AÇÕES INTENSIFICADAS EM FISCALIZAÇÕES DE AGLOMERAÇÕES

A renovação do Plano Regional de Enfrentamento à Pandemia, estruturado pela equipe técnica da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), disponibiliza mais uma vez às 22 prefeituras da região uma ferramenta de gestão para nortear as ações em meio à crise sanitária. Enviado na semana passada e prestes a ser publicado no Diário Oficial do Estado, o projeto prevê a adoção de medidas menos restritivas às atividades econômicas da região, dependendo do cenário de contaminações de cada localidade. 

Segundo o presidente da Azonasul, Vinicius Pegoraro, prefeito de Canguçu, é preciso ficar muito claro aos gestores e à população que usar a cogestão não significa passar a adotar integralmente os protocolos estabelecidos para a bandeira vermelha ou relaxar no cumprimento de medidas sanitárias: “muito pelo contrário, com responsabilidade e análise criteriosa das características de contaminações do vírus, realidade do vírus, velocidade e comportamento, é possível que cada prefeito adote flexibilizações até aquele limite, exigindo com mais rigor todas as medidas que preservem a vida e contenham as contaminações”, alertou. 

O consenso entre os prefeitos da Azonasul é de que a responsável pelo aumento de casos não são as atividades econômicas, é a transmissão do vírus, que se dá pelo contato entre pessoas e pode ocorrer em locais em que haja contato interpessoal. “Assim, não se trata de elencarmos quais operações comerciais são mais responsáveis pelo aumento de casos ou não, mas sim, reduzirmos as aglomerações de pessoas com medidas assertivas e que contemplem a conciliação entre os cuidados com a saúde e a manutenção das atividades econômicas”, esclareceu o presidente.

Pegoraro também adiantou que o novo Plano da Azonasul enfatiza a questão das fiscalizações. Para tal, revelou acreditar na portaria a ser lançada junto à Secretaria Estadual de Saúde que prevê um aporte financeiro para a contratação de fiscais por 60 dias. O governo do Estado está preconizando um fiscal em operação para cada 2mil habitantes dos municípios gaúchos. “ O governador Eduardo Leite garantiu-nos esse repasse de recursos e a segurança jurídica para contratações de forma emergencial através de processo simplificado para a seleção das pessoas. O governo gaúcho orienta que os municípios constituam força-tarefa de fiscalização também assegurando que as forças de segurança do Estado estarão à disposição para dar suporte. 

*TRAMITAÇÃO* -  A Procuradoria Geral do Estado (PGE) apresentou recurso de agravo ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) o qual restabeleceu, no início da tarde de domingo, a gestão compartilhada do Sistema de Distanciamento Controlado. Com a autorização, o Governo publica o Decreto Estadual de retomada da cogestão com os protocolos ajustados da bandeira vermelha. Durante essa segunda-feira, as equipes municipais devem formular decretos próprios aderindo à cogestão e estabelecendo seus protocolos e anunciando o comando do processo de fiscalização em nível local. 


Resumo das Mudanças das Medidas de Suspensão das Atividades: 

Supermercados

• De segunda a sexta-feira: pode receber clientes, com restrições, das 5h às 22h. Das 22h às 5h, apenas delivery.

• Sábado, domingo e feriado: pode receber clientes, com restrições, das 5h às 22h. Das 22h às 5h, apenas delivery.

Farmácias

• De segunda a sexta-feira: pode receber clientes presencialmente sem restrições de horário, desde que com restrições de distanciamento.

• Sábado, domingo e feriado: pode receber clientes presencialmente sem restrições de horário, desde que com restrições de distanciamento.

Comércio e serviços essenciais*

• De segunda a sexta-feira: pode receber clientes, com restrições de distanciamento.

• Sábado, domingo e feriado: pode funcionar, com restrições de distanciamento.

*Os atuais decretos 55.764 e 55.789 especificam quais são os estabelecimentos e serviços essenciais.

Comércio não essencial

• De segunda a sexta-feira: pode receber clientes presencialmente, com restrições, das 5h às 20h. • Das 20h às 5h, somente delivery.

• Sábado, domingo e feriado: fechado, somente delivery.

Restaurantes, bares, lanchonetes etc.

• De segunda a sexta-feira: pode receber clientes presencialmente, com restrições, das 5h às 18h. • Das 18h às 20h, somente pague e leve e delivery. Das 20h às 5h, somente delivery

• Sábado, domingo e feriado: ficam fechados para clientes presenciais.

Serviços de higiene

• De segunda a sexta-feira: pode receber clientes presencialmente, com restrições, das 5h às 20h. • Das 20h às 5h, deve permanecer fechado.

• Sábado, domingo e feriado: fica fechado.

REFORÇO NOS PROTOCOLOS GERAIS EM TODAS AS BANDEIRAS

• Uso de máscara: uso obrigatório e correto de máscara, cobrindo boca e nariz sempre. Recomenda-se o uso de máscara dupla (máscara cirúrgica + máscara de pano, que garantem proteção de 95%).

• Distanciamento social: distanciamento físico e não aglomeração, inclusive no ambiente de trabalho.

• Ventilação: manutenção de janelas e portas abertas e/ou sistema de renovação de ar.

• Higienização: limpeza constante das mãos com água e sabão ou álcool 70%.

NOVOS PROTOCOLOS ESPECÍFICOS DE BANDEIRA VERMELHA

(limite da cogestão na bandeira preta)

• Administração pública:

Reforço teletrabalho/teleatendimento.

Lotação máxima de 25% dos trabalhadores presencialmente.

• Praias, praças e parques

A permanência em praças, parques e faixas de areia de água doce ou de água salgada segue vedada. O banho de mar também continua proibido.

Fica permitida a prática de esporte aquático individual.

• Comércio (essencial e não essencial)

Presença máxima de uma pessoa para 8m² de área.

Exigência de cartaz com número máximo de pessoas.

Horário preferencial para quem pertence a grupo de risco.

• Feiras ao ar livre

Deixa clara a inclusão e a autorização de comércio de produtos alimentícios em feiras livres de produtos alimentícios agrícolas.

Distanciamento de três metros entre as barracas.

• Restaurantes, bares, lanchonetes e sorveterias

Lotação máxima de 25%.

Distanciamento de dois metros entre as mesas.

Máximo de quatro pessoas por mesa.

Proibido música ao vivo.

• Hotéis e alojamentos

Lotação máxima de 50% nos estabelecimentos que tenham o Selo Turismo Responsável.

Lotação máxima de 30% nos estabelecimentos sem Selo Turismo Responsável.

Áreas comuns fechadas em todos os estabelecimentos.

• Indústria e construção civil

Lotação máxima de 75% lotação de trabalhadores.

Distanciamento interpessoal nos postos de trabalho e nos refeitórios.

• Parques temáticos, de aventura, jardins botânicos e zoológicos etc.

Lotação máxima de 25% de trabalhadores, exclusivo para manutenção.

Sem atendimento ao público.

• Teatros, auditórios e casas de espetáculos

Inclusão de autorização de lotação máxima de 50% de trabalhadores, limitado a 30 pessoas, exclusivo para captação de produção audiovisual (lives).

Sem atendimento ao público.

• Museus e bibliotecas

Lotação máxima de 25% de trabalhadores, exclusivo para manutenção.

Sem atendimento ao público.

• Cinemas, drive-in, feiras, congressos, eventos sociais e corporativos, festas, festejos e procissões

Não autorizado.

• Serviços de educação física (academias, piscinas etc., inclusive em clubes e condomínios)

Exclusivo para atividade individual com fins de manutenção da saúde.

Lotação de uma pessoa para cada 32m² de área útil de circulação.

Obrigatoriedade de cartaz com número máximo de pessoas.

Grupo de no máximo duas pessoas para cada profissional habilitado.

• Clubes sociais e esportivos

Fechamento de áreas comuns para lazer.

Academias e piscinas conforme protocolo “Serviços de Educação Física” (veja protocolo acima).

Permitida a prática de esportes coletivos (duas ou mais pessoas) exclusivo para atletas profissionais.

• Competições esportivas

Somente mediante autorização do Gabinete de Crise.

Jogos de campeonato de futebol (FGF, CBF, Conmebol) somente após as 20h.

• Serviços de higiene pessoal (cabeleireiro, barbeiro e estéticas)

Máximo de uma pessoa para 8m² de área.

Obrigatoriedade de cartaz com número máximo de pessoas.

Distanciamento de dois metros entre clientes.

Horário preferencial para grupo de risco.

• Serviços de higiene e alojamento de animais (pet shops)

Lotação máxima de 25% de trabalhadores.

Atendimento individual, sob agendamento, tipo pegue e leve.

• Missas e serviços religiosos

Lotação máxima de 10%, limitada a 30 pessoas.

Distanciamento entre grupos não coabitantes.

• Bancos, lotéricas e serviços financeiros

Lotação máxima de 50% trabalhadores.

Controle de acesso clientes (senha, agendamento ou sistema similar).

Horário preferencial para pessoas pertencentes ao grupo de risco.

• Serviços (sindicatos, conselhos, imobiliárias e consultorias etc.)

Reforço teletrabalho/teleatendimento.

Lotação máxima de 25% dos trabalhadores.

Atendimento individual, sob agendamento.

• Serviços domésticos (faxineiros, cozinheiros, motoristas, babás e jardineiros etc.)

Obrigatório uso correto da máscara por empregados e empregadores.

• Condomínios

Fechamento de áreas comuns.

Academias e piscinas conforme protocolo “Serviços de Educação Física”– (veja protocolo acima).

• Transporte rodoviário fretado, metropolitano, executivo/seletivo, intermunicipal e interestadual

Lotação máxima de 50% dos assentos (janela).

Uso contínuo e correto de máscara.

Janelas ou alçapão abertos e/ou sistema de renovação e ar.

• Transporte coletivo urbano ou metropolitano

Lotação máxima de 50% da capacidade do veículo.

Uso contínuo e correto de máscara.

Janelas ou alçapão abertos e/ou sistema de renovação e ar.

Vereador Paulinho Pereira relata acidente e pede reforma em Ponte

 Olha a importância da reforma da Ponte dos Härter. Caminhão não venceu a subida em alto declive na esquina do sítio, e tombou com a produção agrícola do 5° distrito. Já encaminhamos ao Executivo e a secretaria competente a proposta da Câmara para sanar esse problema e realizar a reforma. O município faz e os vereadores concordam em repassar 40 mil do fundo, valor estipulado para reforma. Estamos só no aguardo. Motorista está bem. (Paulino Pereira)




Derrubada liminar que proibia abertura do comércio

 



sábado, 20 de março de 2021

NovaNet informa instabilidade de sinal

 NOTIFICAÇÃO: Estimados clientes de São Lourenço do Sul, a NovaNET informa que estamos passando por instabilidades no perímetro urbano da cidade.



Nossas equipes técnicas estão trabalhando para corrigir o incidente que está causando transtornos e solucionar esse problema o mais rápido possível!

Desde já pedimos desculpas pelo transtorno.

São Lourenço do Sul registra 9 novos casos de COVID-19 e 2 pacientes recuperados.

 #juntosContraOCorona | Boletim Informativo 20.03.2021

São Lourenço do Sul registra 9 novos casos de COVID-19 e 2 pacientes recuperados.



Os 9 novos casos estão com o vírus ativo:

Mulher de 18 anos da Lomba

Homem de 74 anos da Santa Terezinha (Fiorame) 

Menina de 6 anos da Barrinha

Mulher de 28 anos da Barrinha

Homem de 63 anos do Balneário 

Mulher de 58 anos do Balneário 

Mulher de 40 anos do Navegantes 

Homem de 41 anos do Navegantes 

Menino de 6 anos do Navegantes


2 pacientes estão recuperados e deixam a relação de casos com vírus ativo:

Homem de 23 anos da Barrinha

Homem de 65 anos do 6º Distrito (Coxilha Negra)


O óbito, infelizmente, de um paciente de 72 anos da Lomba, está em análise.


9 pacientes positivados para Covid-19 e 1 suspeito estão internados na Santa Casa de São Lourenço do Sul. E 1 paciente positivado está internado no Centro de Saúde São João da Reserva.


Resumo:

Casos Confirmados: 2.002

Recuperados: 1.825

Casos com vírus ativo: 136

Óbitos: 40

Casos em Isolamento Domiciliar acompanhado pela SMS: 205

Suspeitos aguardando resultado de testagem: 62

Testes laboratoriais e rápidos realizados: 7.179


Pacientes com vírus ativo:

1. Homem de 69 anos do 5º Distrito (Coqueiro)

2. Homem de 66 anos do 5º Distrito (Coqueiro)

3. Homem de 25 anos do Centro

4. Homem de 23 anos do Navegantes

5. Homem de 79 anos do 1º Distrito (Boqueirão Velho) 

6. Mulher de 47 anos do 3º Distrito (Socorro)

7. Moço de 16 anos do 3º Distrito (Santa Tereza)

8. Moço de 16 anos da Medianeira

9. Homem de 52 anos da Lomba

10. Mulher de 61 anos do 5º Distrito (Prado Novo)

11. Mulher de 41 anos do Navegantes

12. Mulher de 64 anos do 1º Distrito (Santa Isabel)

13. Mulher de 70 anos do Navegantes

14. Mulher de 54 anos da Lomba

15. Mulher de 62 anos da Santa Terezinha 

16. Mulher de 27 anos da Avenida

17. Homem de 71 anos do Centro

18. Homem de 40 anos da Barrinha

19. Homem de 56 anos da Barrinha

20. Homem de 25 anos do 5º Distrito (Rincão das Almas) 

21. Homem de 48 anos da Lomba 

22. Mulher de 56 anos da Lomba

23. Mulher de 57 anos do Navegantes

24. Mulher de 54 anos do Navegantes

25. Mulher de 40 anos do Centro

26. Mulher de 62 anos da Sete de Setembro

27. Mulher de 19 anos do Navegantes

28. Menina de 13 anos do Balneário

29. Mulher de 86 anos do 6º Distrito (Quevedos)

30. Homem de 40 anos da Avenida

31. Menina de 10 anos do 4º Distrito (Harmonia) 

32. Homem de 27 anos do 4º Distrito (Harmonia) 

33. Mulher de 73 anos do 4º Distrito (Harmonia) 

34. Mulher de 62 anos do 6º Distrito (Boa Vista)

35. Menina de 11 anos da Medianeira

36. Menino de 4 anos da Medianeira

37. Menina de 4 anos da Medianeira

38. Mulher de 84 anos do Navegantes

39. Mulher de 40 anos do Centro

40. Mulher de 49 anos da Barrinha

41. Mulher de 42 anos da Nova Esperança 

42. Homem de 26 anos da Nova Esperança 

43. Homem de 36 anos da Nova Esperança 

44. Homem de 66 anos da Barrinha

45. Menina de 12 anos do 1º Distrito (Boqueirão Velho)

46. Menino de 2 anos do 1º Distrito (Boqueirão Velho) 

47. Menina de 9 anos do 1º Distrito (Boqueirão Velho)

48. Mulher de 44 anos do 1º Distrito (Boqueirão Velho)

49. Homem de 48 anos do 1º Distrito (Boqueirão Velho)  

50. Homem de 66 anos da Barrinha

51. Homem de 74 anos da Barrinha

52. Mulher de 46 anos da Barrinha

53. Mulher de 22 anos da Barrinha

54. Homem de 48 anos do 3º Distrito (Socorro) 

55. Mulher de 86 anos do 6º Distrito (Boa Vista)

56. Menina de 8 anos da Santa Terezinha

57. Homem de 38 anos da Santa Terezinha

58. Mulher de 32 anos da Santa Terezinha 

59. Mulher de 62 anos da Barrinha

60. Mulher de 24 anos do Centro

61. Homem de 27 anos do Centro

62. Homem de 31 anos do Centro

63. Moça de 15 anos da Medianeira

64. Homem de 48 anos da Medianeira

65. Mulher de 44 anos da Lomba

66. Mulher de 39 anos do 5º Distrito (Rincão das Almas)

67. Mulher de 55 anos do 1º Distrito (Boqueirão)

68. Mulher de 55 anos do Navegantes

69. Mulher de 23 anos da Nova Esperança 

70. Homem de 52 anos do Centro

71. Homem de 68 anos da Lomba

72. Mulher de 60 anos do 1º Distrito (Pedrinhas)

73. Homem de 58 anos do 1º Distrito (Pedrinhas)

74. Mulher de 47 anos da Barrinha

75. Homem de 82 anos da Santa Terezinha (Fiorame)

76. Mulher de 44 anos da Sete de Setembro

77. Mulher de 78 anos da Sete de Setembro

78. Mulher de 45 anos da Medianeira

79. Homem de 50 anos da Medianeira

80. Moça de 16 anos da Sete de Setembro

81. Menino de 14 anos do Centro

82. Homem de 63 anos do 3º Distrito (Pinheiros)

83. Mulher de 44 anos do 4º Distrito (Sesmaria)

84. Mulher de 46 anos da Nova Esperança 

85. Homem de 58 anos da Sete de Setembro

86. Homem de 25 anos da Lomba

87. Homem de 92 anos do Navegantes

88. Homem de 59 anos da Sete de Setembro

89. Moço de 15 anos do Centro 

90. Homem de 32 anos da Sete de Setembro

91. Homem de 71 anos do Navegantes

92. Mulher de 65 anos da Nova Esperança

93. Homem de 60 anos da Barrinha

94. Mulher de 43 anos da Nova Esperança 

95. Mulher de 52 anos do 5º Distrito (Coqueiro)

96. Mulher de 54 anos do Centro

97. Mulher de 31 anos do Balneário

98. Homem de 40 anos do Centro

99. Homem de 46 anos do Centro

100. Mulher de 56 anos do Navegantes

101. Mulher de 65 anos da Santa Terezinha

102. Mulher de 20 anos do Navegantes

103. Mulher de 60 anos do 4º Distrito (Sesmaria)

104. Mulher de 42 anos do Navegantes

105. Mulher de 36 anos do Navegantes

106. Mulher de 26 anos da Sete de Setembro

107. Homem de 20 anos da Sete de Setembro

108. Mulher de 26 anos da Santa Terezinha

109. Mulher de 47 anos da Lomba

110. Mulher de 38 anos do Centro

111. Homem de 85 anos do 4º Distrito (Sesmaria)

112. Homem de 87 anos do 1º Distrito (Boqueirão)

113. Mulher de 53 anos do 6º Distrito (Feliz)

114. Homem de 77 anos do 4º Distrito (Harmonia)

115. Mulher de 23 anos do Balneário

116. Mulher de 51 anos da Nova Esperança

117. Mulher de 32 anos da Avenida

118. Mulher de 51 anos da Barrinha

119. Homem de 38 anos da Barrinha

120. Mulher de 59 anos do Centro

121. Mulher de 57 anos do Centro

122. Mulher de 47 anos do Centro

123. Menino de 4 anos da Lomba

124. Menino de 11 anos da Lomba

125. Menina de 9 anos da Lomba

126. Homem de 36 anos da Lomba

127. Mulher de 64 anos do Navegantes

128. Mulher de 18 anos da Lomba

129. Homem de 74 anos da Santa Terezinha (Fiorame) 

130. Menina de 6 anos da Barrinha

131. Mulher de 28 anos da Barrinha

132. Homem de 63 anos do Balneário 

133. Mulher de 58 anos do Balneário 

134. Mulher de 40 anos do Navegantes 

135. Homem de 41 anos do Navegantes 

136. Menino de 6 anos do Navegantes.

ROTARY CLUB DE SÃO LOURENÇO DO SUL 59 ANOS

 Hoje(20/03/2021) nosso Clube comemora  59 anos de fundação. 

Temos muito a agradecer aos nossos sócios fundadores, que há 59 anos, em 20 de março de 1962, tiveram a iniciativa e a coragem de fundarem o Rotary Club de São Lourenço do Sul.

Temos a grata alegria de ainda termos em nosso convívio dois destes companheiros e esposas: dr. Joaquim e Elvira da Luz,  dr. Enos e Eci Ziebel,  a eles o nosso reconhecimento e gratidão. 

Ao longo destes anos, muitas pessoas se juntaram ao grupo contribuindo para a história do clube.  Hoje,  continuamos com companheiros, que não medem esforços para por em prática o ideal de Rotary " Dar de si sem pensar em si".

Suspenso sistema de cogestão com os municípios

O Juiz de Direito Eugênio Couto Terra, da 10ª Vara da Fazenda Pública Foro Central de POA, suspendeu provisoriamente o retorno da gestão compartilhada (cogestão) com os municípios no Sistema de Distanciamento Controlado, mantendo a gestão centralizada no Governo do Estado.

A decisão proferida na noite desta sexta-feira (19/3) também veda qualquer flexibilização nas atuais medidas restritivas vigentes, enquanto perdurar a classificação de Bandeira Preta, até que seja apreciada a liminar, após a prestação de informações preliminares pelo Estado.

A suspensão atende pedido do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre e mais oito entidades que ajuizaram ação civil pública contra o Estado do RS. Eles alegam que o cenário caótico da saúde no território do Rio Grande do Sul exige a adoção de medidas eficientes, a fim de que se possa estancar o crescente índice de contaminados pela COVID19,diminuindo a pressão sobre o sistema público e privado de saúde, possibilitando que a população possa receber tratamento adequado, com diminuição da taxa de mortalidade.

Decisão

Conforme o Juiz Eugênio Couto Terra, é “pública e notória” a situação de caos nas redes pública e privada de saúde do Estado e que, no momento, ao menos 239 pessoas aguardam por leito de UTI apenas em Porto Alegre, que se encontra com 114,12% de lotação dos seus leitos de UTI.

Na decisão, o Juiz destaca que “inúmeros municípios, onde os prefeitos querem privilegiar a economia em detrimento das medidas sanitárias preventivas para a contenção da disseminação do vírus, há grande tolerância com o descumprimento dos protocolos mínimos de prevenção”.

“Negar esta realidade, é fazer de conta que tal não acontece. O momento, como dizem todas as autoridades médicas ,gestores hospitalares, infectologistas, sanitaristas e cientistas que estudam e trabalham com a pandemia, exige total foco no combate à disseminação viral. Só assim haverá a diminuição da contaminação e a cessação das mutações do vírus, circunstância que só agrava o quadro de adoecimento da população. Além de ser a única forma de dar alguma condição do sistema de saúde ganhar um fôlego para atender o número de doentes graves que só aumenta”, afirma Eugênio.

Para o magistrado, a manutenção das restrições severas de circulação, é o “único” meio de obter-se uma melhora sanitária de caráter mais geral.

“É falso o dilema de que fazer a economia ter uma retomada é o melhor caminho. As pessoas só conseguem sobreviver com um mínimo de dignidade se estiverem vivas ou sem estarem adoecidas e com condições de trabalhar. Na verdade, a existência de segurança sanitária é que permitirá que os cidadãos refaçam suas vidas, inclusive econômica. Desta forma, até que venham as informações preliminares a serem prestadas pelo ERGS, quando poderá apresentar elementos que justifiquem a diminuição das restrições de circulação, há que se privilegiar a realidade escancarada de colapso do sistema de saúde, do aumento exponencial do número de morte e de pessoas contaminadas, e "seguir o direcionamento da ciência para salvar vidas”, ressaltou o magistrado.

Assim, está suspenso provisoriamente o retorno da Gestão Compartilhada (Cogestão) com os Municípios no Sistema de Distanciamento Controlado, mantendo a gestão centralizada no Governo do Estado.

Ficam em vigência, até a apreciação do pedido de liminar, o Decreto Estadual nº 55.764 (medidas de restrição comercial), de 20 de fevereiro de 2021; e o Decreto nº 55.771 (medidas sanitárias segmentadas referentes à Bandeira Final Preta), de 26 de fevereiro de 2021, ambos com as alterações incluídas pelo Decreto Estadual nº 55.789, de 13 de março de 20211”.

O Estado deverá prestar informações no prazo de 72 horas.

Processo nº 5028176-07.2021.8.21.0001