segunda-feira, 6 de maio de 2019

Mês de Maio - Conscientização do Câncer Bucal

O mês de maio é o mês de conscientização do câncer bucal, quinto tipo de câncer mais frequente nos homens, e o 12º que mais atinge as mulheres.  De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2018 foram registrados 11.200 casos de câncer de boca nos homens e 3.500 nas mulheres. 

De acordo com Beatriz Póvoa, cirurgiã bucomaxilofacial, o câncer de cavidade oral atinge as estruturas da boca, como por exemplo os lábios, gengivas, bochechas, céu da boca, língua e até a região embaixo da língua. Ela alerta que o índice de mortalidade da doença é alto. “A mortalidade é grande porque o diagnóstico da doença, na maioria das vezes, é tardio, quando a doença está em estágio mais avançado. Por isso, a prevenção e o diagnóstico precoce ajudam a aumentar as chances de cura reduzindo a mortalidade”, detalha. 

Geralmente os sintomas da doença são lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias, manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas e céu da boca, mucosa nas bochechas, nódulos no pescoço e rouquidão persistente. Nos casos em que a doença está mais avançada há dificuldade de mastigação e de engolir, dificuldade na fala e sensação de que há algo preso na garganta. 

“O tratamento vai depender do estágio da doença, mas praticamente é feito por meio de cirurgia isolada, cirurgia com radioterapia, radioterapia isolada ou radioterapia com quimioterapia”, explica a cirurgiã, que ainda faz alerta aos vários fatores de risco que podem causar a doença. 

“O principal causador do câncer de boca é o cigarro, por isso, parar de fumar é essencial. A bebida alcoólica associada ao fumo também é um agravante. A exposição solar sem proteção é outra causa comum na região dos lábios. Além disso, a infecção pelo vírus HPV é um causador do câncer de boca devido à prática do sexo oral”. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a prevenção pode reduzir a incidência de câncer em até 25% até 2025. Para prevenir o câncer de boca é necessária a abstenção de fumo e bebidas alcoólicas, dieta rica em alimentos saudáveis, boa higiene bucal e prática de sexo oral com uso de preservativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário