quarta-feira, 22 de maio de 2019

Mental Tchê reuniu representantes de 55 municípios


Com o tema ‘Saúde Mental na Atenção Básica: Fortalecendo as redes de saúde por um cuidado e(a)fetivo’, o 14º Mental Tchê foi realizado nos dias 16 e 17 de maio, reunindo representantes de 55 municípios no Galpão Crioulo do Camping Municipal, para uma ampla discussão sobre a saúde mental.

A programação contou com apresentações artísticas de grupos de centros de atendimento em saúde mental de várias cidades, evidenciando a importância e eficácia deste tipo de tratamento terapêutico. O primeiro dia contou com a mesa Cuidado Compartilhado em Saúde Mental, com Dinarte Ballester - Médico Psiquiatra, Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo e Flávio Resmini - Médico Psiquiatra e Supervisor de Saúde Mental da Secretaria de São Lourenço do Sul.

Na abertura do evento, o prefeito Rudinei Härter falou que o próprio Mental Tchê evidencia que não há possibilidade alguma de retrocesso, apenas avanços na área e ressaltou sua alegria em ver tanta gente junta para discutir a saúde mental. “Estou muito contente de estar junto com vocês para discutir. Sei que daqui sairão muitas propostas positivas para esta área”.

No segundo dia uma das mesas foi Experiências de  articulação  da Saúde Mental  na atenção básica: Experiências e  desafios nos municípios, com Maria Fernanda Cruz Penkala Dias - Médica Psiquiatra e Coordenadora do Programa de Residência Médica de São Lourenço do Sul/RS; Leonardo Piovesan – Coordenador da Atenção Primária de Sapucaia do Sul; Rochele Bristot – Apoiadora institucional das equipes de Saúde Mental de Sapucaia do Sul; Lieni F. Herreira - Enfermeira Mestre em Ciências da Saúde e Doutoranda em enfermagem na UFPEL; Silvia D. D. de Azevedo Maia e Sonia Marisa Sayão dos Santos, do Consultório na Rua, de Canoas; Renata Schorn, Vanessa Bettiol e Roger Souza - Rede de Saúde Mental de Viamão; e Rubiane Duarte - Coordenadora da Política de Saúde Mental de Rio Grande. A última mesa foi Dispositivos possíveis no cuidado intersetorial, com Analice Palombini - Psicóloga , Doutora em Saúde Coletiva; Dirceu, Darcy, Leandro e Kátia - GeraçãoPOA de Porto Alegre; e Cristine Schuller – Pedagoga que atua na cidade de Novo Hamburgo.

Antes do encerramento, a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, ressaltou a importância do evento e agradeceu aos envolvidos em sua realização e também aos participantes. A secretária da Saúde de São Lourenço do Sul, Jaqueline Bergmann, completou: “Este é um palco para compartilhar saberes, experiências e construir a saúde mental”, disse. Ela ainda fez um agradecimento aos profissionais da Secretaria de Saúde pela dedicação e também à secretária estadual da Saúde.

Ao lado das secretárias, o médico psiquiatra Flávio Resmini, supervisor de Saúde Mental de São Lourenço do Sul, anunciou o tema do Mental Tchê 2020: “Saúde mental na terceira idade”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário