quinta-feira, 9 de maio de 2019

Higienização das mãos é importante para cuidados com a saúde

A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu a data de 5 de maio como o Dia Mundial de Higiene das Mãos. O objetivo é estimular todos os serviços e profissionais de saúde a desenvolver ações que reforcem o ato de lavar as mãos como medida essencial para a prevenção e o controle das infecções relacionadas à assistência à saúde (Iras). 

Em 2019, o tema da campanha mundial “Salve vidas: higienize suas mãos”, proposta pela OMS e apoiada pela Anvisa, é “Cuidado seguro para todos está nas suas mãos”.  

A higienização das mãos é considerada o procedimento mais barato e efetivo para evitar a transmissão de infecções durante o atendimento aos pacientes. É uma medida de baixo custo que promove a segurança dos pacientes internados e de outros usuários dos serviços de saúde, bem como das equipes de profissionais que atuam na assistência. 

Desde o lançamento do Primeiro Desafio Global da OMS para higienização das mãos, chamado de “Uma assistência limpa é uma assistência mais segura”, a Anvisa vem estimulando a adesão à prática da higienização das mãos pelos profissionais de saúde, por meio da publicação de cartazes, notas técnicas, normas e material orientativo. 

Além dessas ações, a Agência também tem incentivado a implementação da estratégia multimodal ou multifacetada para a melhoria da higiene das mãos em serviços de saúde, que engloba cinco componentes: disponibilização da preparação alcoólica no ponto de assistência, além de pia ou lavatório, sabonete líquido e água; capacitação dos profissionais; observação das práticas de higiene das mãos e retorno de indicadores de adesão à equipe; fixação de lembretes e cartazes no local de trabalho; e estabelecimento de um clima institucional seguro, com obtenção do apoio expresso de gestores e líderes. 

No portal da Anvisa, no ambiente dedicado a Serviços de Saúde, há um link chamado Higienização das Mãos em que é possível acessar todas as publicações da Agência para auxiliar os profissionais de saúde a aderirem a essa prática. Conheça nossos materiais e notas técnicas sobre higienização das mãos. (clicando aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário