segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Prefeitura de São Lourenço do Sul divulga esclarecimento sobre situação perante a Santa Casa

A Administração Municipal vem, por meio desta nota, esclarecer sua situação perante a Santa Casa. Todos os repasses devidos e acordados com a instituição estão sendo pagos em dia, podendo estes dados serem conferidos junto ao Portal da Transparência. Não somente este fato, a Administração Municipal vem adiantando valores a pedido da Administração da Santa Casa de Misericórdia. São repassados, mensalmente, cerca de R$903.000,00 (novecentos e três mil reais) à instituição para fins de pagamentos do serviço de Pronto Socorro, que é de responsabilidade do Município, e convênios. A Santa Casa, segundo relatório apresentado nesta segunda-feira (3), utiliza, deste valor, cerca de R$94.000,00 (noventa e quatro mil reais) no serviço de Pronto Socorro, rateando o valor restante em outros serviços e despesas. Totalizando cerca de 11 milhões anualmente.

Neste ano, a Administração Municipal já repassou valor extra de R$340.000,00 (trezentos e quarenta mil reais).. Nesta segunda-feira (3), foi apresentada prestação de contas do valor extra repassado. A prestação de contas necessita de análise, porém, em primeiro momento, já apresenta deficiências, apontadas pelo Chefe do Executivo, Rudinei Härter, em reunião realizada nesta segunda-feira (3) na Santa Casa.

Durante reunião, o prefeito esclareceu que a Administração Municipal se encontra em um desiquilíbrio financeiro tão grave quanto a Santa Casa, não podendo arcar com os compromissos da mesma, que são de responsabilidade do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Portanto, a responsabilidade do pagamento do salário do funcionalismo da Santa Casa é da mesma, não havendo responsabilidade por parte da Prefeitura Municipal na resolução destas questões. Também durante o encontro, uma das questões levantadas foi a transparência das contas da Santa Casa de Misericórdia, foi sugerido que a mesma desenvolvesse um sistema de transparência e prestação de contas com a comunidade, a exemplo da Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores. O saldo de duodécimo de 2018 a ser devolvido pela Câmara de Vereadores já se encontra comprometido com o pagamento do 13º salário do funcionalismo municipal que deverá acontecer até o dia 20 de dezembro. O prefeito Rudinei destacou durante o encontro que, no último ano (2017) o saldo de duodécimo, valor que é devolvido pela Câmara de Vereadores, foi superior a 1 milhão e 400 mil reais, em contraste ao valor devolvido neste ano. de apenas 340 mil reais até o momento, com projeção de mais 370 mil até o fim do ano. Ao fim da reunião foi proposto que no próximo ano, a Administração Municipal juntamente com a Câmara de Vereadores destinem valor suficiente para cobrir o déficit das contas do Pronto Socorro. O prefeito Rudinei Härter lamenta a situação da Santa Casa, que não é diferente dos demais Municípios da região que vêm suspendendo serviços à população.

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