quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

A vitalidade do Caminho Pomerano

Estou entre aqueles que possui convicção profunda em relação à vitalidade do roteiro de turismo rural Caminho Pomerano, de São Lourenço do Sul. Estudos demonstram que no Rio Grande do Sul, depois do segmento de sol e praia, produtos de segmentos como rural, cultural, negócios e eventos estão entre os principais indutores de fluxo turístico. Os destinos mais procurados são aqueles que possuem características específicas e singulares. Neste sentido, a identidade, a cultura, os hábitos, as tradições, as histórias, as danças, a gastronomia, a língua, entre tantos outros aspectos, como a qualidade do povo pomerano, consolidam o referido roteiro como produto factível, de elevado valor e efetivamente competitivo dentre as ofertas de comercialização deste mercado.

Para tanto, são necessárias ações continuadas de posicionamento estratégico no respectivo segmento turístico. O fortalecimento permanente da Associação Caminho Pomerano é imprescindível, tendo em vista seu papel representativo dentro da instância de governança do roteiro. Planejamento, criatividade, inovação, dinamismo, proatividade são elementos decisivos neste processo. A integração é um aspecto estruturante, assim como o compartilhamento de iniciativas no âmbito da Associação, entre os agricultores familiares, empreendedores dos atrativos da oferta turística do meio rural com os estabelecimentos urbanos, a efetiva participação no contexto da região turística, ações de conjuntas com as administrações públicas e o olhar voltado para promoção contínua. 

Entre os desafios dos participantes da Associação Caminho Pomerano está assegurar a cultura da cooperação, em detrimento a um funcionamento estritamente competitivo. A vitalidade do projeto está no estabelecimento de uma relação de rede entre os atores. A ideia de um circuito de visitações que ofereçam aos visitantes uma experiência diferenciada, com hospitalidade e vivências inesquecíveis. O encantamento a partir dos fortes laços existentes entre esta região da Costa Doce e a Europa. Nesta perspectiva, as agências de turismo receptivo e os condutores locais são fundamentais. Aproveitar cada uma das oportunidades do calendário de eventos do município. Permanecer atuando no estreitamento de laços com a Alemanha, obtendo ganhos reais a partir das inúmeras vantagens competitivas contidas no roteiro de turismo rural Caminho Pomerano. 

Tenho convicção absoluta na vitalidade do Caminho Pomerano. Permaneço ao lado de nossa agricultura familiar na formulação e articulação de ações concretas que representem diversificação da atividade produtiva, ampliação da renda, elevação da autoestima e autonomia dos atores sociais envolvidos. A aprovação pela Câmara Municipal do Projeto de Lei do Vereador Rodrigo Selfeldt, que denomina o Caminho Pomerano como relevante interesse cultural para São Lourenço do Sul, é mais um símbolo da importância do Caminho Pomerano. As adversidades são constantes em todas as organizações, mas plenamente superáveis a partir de ações coletivas focadas em objetivos comuns, que transcendem posições pessoais e que visam o bem maior de uma comunidade. E nesta direção, o Caminho Pomerano é um dos ícones da oferta turística da terra de todas as paisagens.



Zelmute Marten 

Jornalista 
Mestre en Desarrollo Sustentable - Universidad de Lanus/Argentina
Ex-secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio de São Lourenço do Sul

Um comentário:

  1. Agradeço ao São Lourenço em Foco pela publicação deste singelo texto. Eu permaneço estudando e elaborando sobre este tema que se relaciona a importância dos pomeranos e a sua cultura para o nosso município. Grande abraço!

    ResponderExcluir