A 35ª Feira do Livro de São Lourenço do Sul, que acontece no mês de novembro na Praça Central Dedê Serpa, terá como patronesse a escritora e professora de literatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Jane Tutikian. Com o tema “Livro – agente transformador de uma vida melhor para todos e para cada um”, a feira será em homenagem póstuma ao dramaturgo, novelista e poeta brasileiro, Ariano Vilar Suassuna.
Com objetivo de estimular o gosto pela leitura e sua prática como fonte de prazer, bem estar e conhecimento, o ”hábito da leitura é um importante fator para o pleno exercício da cidadania porque permite maior autonomia e formação de autoconsciência para tomada de decisões de acordo com a complexidade da realidade” – afirma a coordenadora de Cultura Joice Kaul.
Conheça a patronesse da 35ª Feira do Livro
Jane Tutikian nasceu em Porto Alegre. Formada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é doutora em Literatura Comparada com pós-doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) em literatura lusófona. Atualmente é professora da graduação e pós-graduação e diretora do Instituto de Letras da UFRGS.
Jane organizou mais de 20 livros no meio acadêmico. Responsável por obras completas de Fernando Pessoa, editada pela L&PM, possui narrativas publicadas em Portugal, Canadá, Estados Unidos e Argentina. É membro da Academia Literária Feminina e da Academia Sul-Rio-Grandense de Letras. São obras publicadas: Um lugar para nós dois, Porto Alegre: Coleção Livro Único, 2015; A casa feliz, Porto Alegre: Botão, 2015; Olhos azuis coração vermelho, Porto Alegre: Artes & Ofícios, 2005; A rua dos secretos amores, Porto Alegre: WS, 2002, 2ª ed; Inquietos Olhares, São Paulo: Arte & Ciência, 1999; A Cor do Azul, São Paulo: Atual, 1984, 24ª ed. Entre diversas outras obras.
Jane ao longo de sua carreira ganhou diversos prêmios literários como: Destaque Revelação Literária Prêmio APESUL – RS (1978); Prêmio Alfredo Machado Quintella – Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil-RS (1982); Prêmio Jabuti – Categoria infanto-juvenil – Câmara Brasileira do Livro – SP; Prêmio Alejandro José Cabassa – Categoria novela - União Brasileira de Escritores (2002).
Nenhum comentário:
Postar um comentário