segunda-feira, 4 de abril de 2022

Mulheres integram Diretoria da Cooperturuçu para biênio 22/23

Uma diretoria jovem e feminina foi eleita para dirigir a Cooperativa das Atividades Agroindustriais e Artesanais dos Agricultores Familiares de Turuçu (Cooperturuçu). A assembleia aconteceu em março (15/03), na Casa da Pimenta de Turuçu, e elegeu como presidente da cooperativa Raquel Scheunemann Ollermann. Márcia Solange Volrath foi eleita vice-presidente, Francine Klug Schimmelpfennig, tesoureira, e Vera Tuchtenhagen, secretária.

A nova gestão é composta 100% por mulheres, sendo três agricultoras familiares e uma artesã. “São mulheres jovens que estão começando a construir uma vida independente no meio rural”, diz Ronaldo Maciel, gerente regional da Emater/RS-Ascar de Pelotas. Duas das eleitas são filhas de sócias fundadoras e estão sucedendo suas mães nos cargos administrativos da cooperativa, garantindo uma renovação de ideias, mas vinculadas e em consonância com a história da Cooperturuçu.

A presença feminina na cooperativa é muito forte e marcante. As mulheres sempre estiveram envolvidas nos cargos de diretoria e conselho, bem como no dia a dia da administração e gestão. Desta vez, ganha um novo destaque a sucessão familiar.

A Cooperturuçu foi fundada em 2007, com apoio e participação da Emater/RS-Ascar. O objetivo é a união de seus associados, em sua maioria agricultores familiares, para comercialização e apoio à produção, bem como à gestão e contabilidade dos empreendimentos. A conhecida Casa da Pimenta, sede da cooperativa, é também um ponto de vendas para os produtores rurais. Às margens da BR-116, comercializa uma diversidade de produtos oriundos da agricultura familiar, com destaque para as pimentas.

A produção dos associados da Cooperturuçu foi alavancada a partir da implantação de nove agroindústrias familiares, somada à participação em diferentes programas públicos de apoio à produção e comercialização de alimentos, como o Programa Alimenta Brasil (PAB) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). A Emater/RS-Ascar acompanha todos os processos de comercialização, regularização e gestão dos empreendimentos familiares e da cooperativa. Desde sua fundação, a cooperativa atua fortemente em Turuçu, tanto na comercialização, quanto no apoio ao desenvolvimento econômico e social de seus cooperados.

“Por fim, destaca-se que a organização rural na forma de cooperativismo é um caso de sucesso no município de Turuçu”, destaca Maciel, ao ressaltar que o resultado é a valorização da produção familiar, valor agregado por meio das agroindústrias rurais, e o incentivo à autonomia feminina e da juventude rural, que contribuem de forma relevante à permanência do jovem rural e à sucessão familiar neste meio.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

Nenhum comentário:

Postar um comentário