sexta-feira, 29 de abril de 2022

22° PPCAAM debateu fenômeno da violência letal contra crianças e adolescentes

O Ministério Público sediou  nos dias 26 e 27 de abril, com participação do público, o 22º Encontro Nacional do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM). Já no dia 28 o evento foi restrito a integrantes do PPCAAM.

O evento teve como objetivo visibilizar o fenômeno da violência letal que aflige crianças, adolescentes e jovens, destacando a necessidade de cooperação e implementação de ações protetivas junto aos atores envolvidos no atendimento de vítimas que estejam sob grave risco de morte.

Durante o evento ocorreu o lançamento nacional do Pacto de Prevenção e Enfrentamento da Violência Letal Contra Crianças, Adolescentes e Jovens.

O último painel do evento, mediado pelo representante da Associação dos Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do RS (Aconturs), Augusto Pinz, teve como tema os super-heróis, utilizados como recursos para a promoção de resiliência em crianças e adolescentes em situações de risco. O convidado para abordar o assunto foi o pós-doutorando em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale, Gelson Weschenfelder.

Ele trouxe para o debate o universo das histórias em quadrinhos, com a apresentação dos resultados de pesquisas que realizou nos últimos 20 anos, ocorridas por meio de ações didáticas de trabalho com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade em ambiente escolar. O pesquisador apresentou o ressurgimento dos super-heróis e os impactos deles na sociedade, que, segundo ele, ultrapassam aspectos relacionados ao entretenimento, sendo ícones de cultura que possuem importância para a pesquisa e também como objetos didáticos, pedagógicos e até sociais.

O 22º PPCAAM foi realizado pela Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS), Rede Calábria, Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (SNDCA/MMFDH).

Nenhum comentário:

Postar um comentário