terça-feira, 19 de abril de 2022

Aulas da Escola Francisco Fromming com atividades de campo

Durante a última semana, as aulas de Geografia nas turmas 7º Ano A e 7º Ano B da EMEF Francisco Fromming, sob orientação do professor Roni Hilsinger deixaram a sala de aula e aconteceram no cemitério da Comunidade São Lucas de Sesmaria (4º Distrito; próximo da escola).  

Um cemitério é um espaço muito rico em dados demográficos que facilitam a investigação e a apreensão de diferentes conceitos e aspectos relacionados com o assunto “População Brasileira”.  BNCC (EF07GEO4RS-01 e EF07GE04RS-02). 

Ao mesmo tempo possibilita uma aula bastante dinâmica quando utilizamos a metodologia da pesquisa de campo com os alunos, visando a coleta de dados diretos, etc..

Com base nos dados coletados pela pesquisa demográfica realizada pelos alunos buscamos estudar a Expectativa de Vida da população local em diferentes recortes temporais (Antes de 1950; de 1950 a 1990 e de 1990 até 2020). 


Estabelecemos uma relação com a evolução desse mesmo indicador demográfico em nível nacional, que apresentou uma significativa evolução nos últimos 100 anos; em 1940 a Expectativa de Vida do brasileiro era de 45,5 anos e em 2020 o mesmo indicador alcançava 76,6 anos.

Ao final do trabalho, os alunos precisam analisar os resultados locais pesquisados e determinar se a Expectativa de Vida da população local acompanhou (ou não) a tendência observada em nível nacional.

Os resultados preliminares obtidos pelas pesquisas dos alunos indicam que, a Expectativa de Vida da população local também teve uma evolução positiva, confirmando a hipótese inicial do trabalho.

Informações: Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Fromming

Nenhum comentário:

Postar um comentário