quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Jornalista do Intercept Brasil e professor da USP abrem Seminário de Comunicação Sindical em Pelotas

Nesta sexta-feira (13), às 19h, ocorre a abertura do Seminário de Comunicação Sindical da Secretaria Regional Rio Grande do Sul do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES). O Seminário é sediado pela ADUFPel-SSind (Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas - Seção Sindical do ANDES-SN). 

A primeira mesa, que debate os desafios da comunicação contra-hegemônica no contexto atual, será gratuita e aberta ao público em geral, sem necessidade de inscrição. Os palestrantes convidados são o editor contribuinte sênior do Intercept Brasil em Brasília, Rafael Moro Martins, e o professor da Universidade de São Paulo, Pablo Ortellado. 

Além de trabalhar para o Intercept Brasil, Rafael é integrante da Agência Livre.jor, que produz jornalismo independente a partir da Lei de Acesso à Informação. Antes, foi colaborador de veículos como revista piauí, Valor Econômico, UOL, Agência Pública e Folha de São Paulo. 

Pablo Ortellado é filósofo, professor universitário e colunista brasileiro. Dá aulas de Gestão de Políticas Públicas na Universidade de São Paulo, mesmo local onde se formou e se pós-graduou, e mantém uma coluna no jornal Folha de São Paulo. Em 2016, fundou no Facebook o Monitor do Debate Político no Meio Digital, uma ferramenta que acompanha a postagem e compartilhamento de conteúdos em páginas de veículos jornalísticos ou ligados a movimentos sociais. 

A ferramenta serve para ilustrar como grupos políticos interagem na rede social e medir o alcance das notícias falsas. Um levantamento do grupo revelou que, na semana das votações no processo de impeachment de Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados do Brasil, três das cinco notícias mais compartilhadas eram falsas. 

O Seminário
O Seminário de Comunicação Sindical é um evento promovido pela Regional RS do ANDES-SN com o apoio da ADUFPel-SSind e tem como objetivo aprofundar o debate da perspectiva contra-hegemônica de comunicação. 

Apenas a primeira mesa será aberta ao público em geral. O restante acontecerá apenas para trabalhadores e diretores da Regional RS e das seções sindicais estaduais do ANDES-SN: ADUFPel, Aprofurg, Sedufsm, Seção Sindical do ANDES-SN na UFRGS, Sesunipampa e Sindoif. 



SERVIÇO
“Desafios da comunicação contra-hegemônica no contexto atual”
Horário: 19h
Local: Auditório do ASUFPel-Sindicato (R. Quinze de Novembro, 262 - Centro)
Palestrantes: Rafael Moro (Intercept) e Pablo Ortellado (professor da USP)


Fonte: Assessoria ADUFPel

Nenhum comentário:

Postar um comentário