segunda-feira, 18 de novembro de 2019

12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos em São Lourenço do Sul

Pelo quinto ano, São Lourenço do Sul receberá a Mostra Cinema e Direitos Humanos, promovida pelo Ministério dos Direitos Humanos. 
Desde 2014 a cidade é contemplada com a Mostra, que busca  democratizar a exibição de filmes/documentários em espaços culturais pelo país. Neste ano, a exibição dos filmes, com posterior roda de conversa, acontecerá no Espaço de Convivência do Prédio 3 da Furg São Lourenço do Sul (Av. Marechal Floriano Peixoto, 1290).

Os dois primeiros documentários/curtas a serem apresentados serão:

BATUQUE GAÚCHO - 21/11/2019 - 19h 
Documentário que mostra a maior manifestação afrorreligiosa do Rio Grande do Sul, o Batuque Gaúcho: religião que foi criada no Estado pela mistura das nações iorubás e se tornou a maior expressão africana no sul do Brasil. 
Brasil l 2014 l 26min l Documentário
Classificação indicativa: Livre
Temática: Diversidade Religiosa

AS SEMENTES - 28/11/2019 - 19h
Neneide fala sobre empoderamento feminino e como o grupo "Mulheres Decididas a Vencer" passou a trabalhar com abelhas em um assentamento no Rio Grande do Norte, como Izanete resiste ao agronegócio que ocupa extensas terras no Rio Grande do Sul, onde produz leite ecológico e pães para a merenda escolar. Como, para Efigênia, horta é terapia e o trabalho na roça em Minas Gerais, independência e como Maria dos Santos recorda lutas pela posse da terra e igualdade de gênero e contra a desnutrição nas áreas quilombolas da Bahia. Quatro sementes da economia solidária, do cooperativismo, do femininismo e da agroecologia. 
Brasil l 2015 l 32 min l Documentário
Classificação indicativa: Livre
Temática: Direito ao meio ambiente sustentável

O EVENTO É GRATUITO!
Os documentários/curtas serão exibidos com closed caption.

Nenhum comentário:

Postar um comentário