segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Mais de 27 mil veículos fiscalizados na Viagem Segura do feriado de finados

A 109ª edição da Viagem Segura realizada no feriado de finados encerrou-se à meia-noite do domingo (3), com 27.356 veículos fiscalizados por Brigada Militar e seu Comando Rodoviário (CRBM) e também pela Polícia Rodoviária Federal. Juntos, os órgãos registraram 11.095 autuações desde sexta-feira (1).

Apesar do esforço conjunto dos órgãos de trânsito para a redução da acidentalidade, ocorreram nas ruas e estradas gaúchas 204 acidentes nos três dias da Viagem Segura, que resultaram em 213 feridos e oito mortos no local. No ano passado, em quatro dias ocorreram 21 acidentes fatais, que resultaram em 24 mortes, contabilizado o acompanhamento das vítimas até 30 dias após a ocorrência.

"O Brasil está entre os cinco países mais violentos e que mais matam no trânsito do mundo. Para mudar essa realidade, trabalhamos arduamente fiscalizando, punindo, educando. Mas, acreditamos que só com o envolvimento da sociedade vamos, quem sabe num futuro próximo, poder anunciar que não houve nenhuma morte num fim de semana como o de finados. Por isso, reforçamos nosso apelo a todos os gaúchos, jovens, adultos, homens e mulheres, a fazerem parte do Movimento Empatia no Trânsito: você no lugar do outro e, juntos, promovermos esta mudança que vai salvar muitas vidas”, ressalta Diza Gonzaga, diretora institucional do DetranRS.

Os órgãos de fiscalização realizaram 5.129 testes de etilômetro e a imensa maioria dos condutores abordados tiveram como resultado o índice zero (95,6%). Cinquenta e oito condutores foram flagrados sob a influência de álcool e retirados de circulação, sendo que 16, além de responderem por infração administrativa, foram enquadrados em crime de trânsito e encaminhados a delegacias. Outros 166 foram autuados por recusa ao teste. Isso mostra que Todos os infratores sofrerão as sanções administrativas do artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro: multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por um ano (além da retenção do veículo e do documento).

Um dos principais programas de segurança no trânsito do Estado, a Viagem Segura reúne órgãos de fiscalização e instituições parceiras para prevenir acidentes nos feriados e principais datas comemorativas. Desde seu lançamento, em 2011, foram abordados 5.783.870 veículos, o que corresponde a 83,6% da frota do RS, que é de 6.917.855 (até setembro/2019).

Nenhum comentário:

Postar um comentário