quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Escolas cívico-militares: Caxias do Sul e Alvorada são confirmadas como cidades contempladas

O secretário da Educação, Faisal Karam, e o deputado estadual Tenente-Coronel Zucco anunciaram na manhã desta quinta-feira (19), em coletiva de imprensa,  Caxias do Sul e Alvorada  como cidades contempladas pelo Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares no Estado para 2020. As escolas definidas devem ser anunciadas em 27 de setembro. Serão duas, uma em cada cidade, de 500 a mil alunos em cada, que receberão R$ 1 milhão de incentivo do governo federal.

— Acredito que Caxias do Sul e Alvorada terão grande ganho com essas unidades do Estado. Iremos dar uma opção para os pais que queiram incluir os filhos nestas escolas, mas já saliento que haverá filas de espera — afirmou Zucco.

A escolha das cidades foi embasada no Programa RS Seguro e nos baixos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).  O número deve aumentar gradativamente a cada ano. 

— Estamos buscando melhoria do ensino e da questão pedagógica, mas, mais do que isso, fazendo prevenção. Vamos manter o mesmo quadro de colaboradores da educação, mas com acréscimo dos militares dentro do pátio da escola. Queremos que a comunidade se sinta segura, valorizada, que não tenhamos droga — diz Karam.

No edital de chamamento, serão priorizados militares inativos, homens e mulheres, que terão um reforço salarial.  Um estágio ocorrerá no mês de novembro para que, no começo do ano letivo, possam ser empregados nas escolas. Haverá monitores nos três turnos, em uma proporção de um para cada 90 alunos.  

Em 18 de outubro, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, deve formalizar o anúncio em Porto Alegre.

ClicRBS

Nenhum comentário:

Postar um comentário